trofeu

11º MELHOR CURSO PRIVADO DO BRASIL

Pelo ranking do ENADE/MEC 

trofeu

MELHOR CURSO PRIVADO DO MARANHÃO

Pelo ranking do ENADE/MEC 

trofeu

METODOLOGIA BIM

Curso prepara você para o futuro!

trofeu

11º MELHOR CURSO PRIVADO DO BRASIL

Pelo ranking do ENADE/MEC 

trofeu

MELHOR CURSO PRIVADO DO MARANHÃO

Pelo ranking do ENADE/MEC 

trofeu

METODOLOGIA BIM

Curso prepara você para o futuro!

O que é Arquitetura e Urbanismo?

A graduação em Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capacitados em criar e planejar projetos de planejamento urbano, design de interior, imóveis e etc.

Esse profissional consegue aliar não só características estéticas ao longo do seu projeto de construção, mas também preza por aspectos de funcionalidade e conforto dos espaços externos e internos da obra.

Ele pode trabalhar tanto no desenvolvimento de projetos como na idealização de espaços já existentes, através de decoração ou reformas do ambiente em questão. O Arquiteto Urbanista está sempre acompanhando de perto o projeto, fiscalizando o andamento da obra, para que tudo saia conforme o planejamento prévio que ele desenhou.

Por que fazer graduação em Arquitetura e Urbanismo?

O mercado de construção civil está novamente em ascensão, com uma boa perspectiva de crescimento para os próximos anos. O PIB da construção civil deve crescer 2,5% em 2019, depois de uma retração em 2018. Esse é um sinal de o mercado está aquecido e em busca de profissionais qualificados.

E nesse cenário os formados no curso de Arquitetura e Urbanismo se tornam essenciais para executarem projetos de qualidade, que aliem criatividade com responsabilidade ambiental.

Baseando-se sempre em um orçamento pré-determinado, que consiga executar o projeto levando em consideração alguns pilares, que vão desde o planejamento, segurança, até a economia e o conforto.

Portanto, a graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNDB qualifica o aluno e o prepara para esse cenário bastante concorrido, mas que oferece boas oportunidades de emprego. E sem dúvida, quem se especializa na área, com um bom curso como o da UNDB, tem maiores chances de sucesso no mercado.

O que se aprende na graduação de Arquitetura e Urbanismo?

Com um universo amplo, que engloba desde processo criativo, mobiliário e topografia, o curso de Arquitetura e Urbanismo oferece um suporte para que o profissional tenha um conhecimento técnico da área. Aprendendo os fundamentos essenciais para exercer a profissão como bioarquitetura e morfologia urbana.

O curso em geral tem uma mescla entre matérias de Ciências Humanas e de Exatas. Passando por temas relacionados à história e os princípios do urbanismo, antropologia, fundamentos estruturais e construtivos, metodologia científica e etc.

Entre as principais disciplinas do curso estão:

  • Projeto de Arquitetura: Concepção Arquitetônica;
  • Metodologia Científica;
  • Desenho de Arquitetura;
  • Projeto de Arquitetura: Processo Criativo;
  • Arquitetura e Urbanismo Moderno e Contemporâneo;
  • Construção: técnicas, sistemas e materiais;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Urbanização Brasileira: Desafios e Perspectivas;
  • Paisagismo.

Qual é o perfil do profissional de Arquitetura e Urbanismo?

O profissional de Arquitetura e Urbanismo precisa necessariamente ser criativo, ter uma grande facilidade para trabalhar com números e um bom relacionamento interpessoal.

Além disso, esse profissional precisa ser bastante detalhista em relação aos seus projetos, se preocupando sempre com a qualidade estética e técnica da obra.

Com os avanços das áreas urbanas é essencial que ele demonstre um grande interesse pelo desenvolvimento urbano, otimizando as condições para a qualidade de vida das pessoas, tanto em infraestrutura como em ocupação e mobilidade.

É fundamental que ele aja com paciência, ética e profissionalismo e tenha sempre os ouvidos abertos para o que cliente tem a dizer. Já que assim será possível transformar a ideia inicial em realidade.

Como é o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo?

O mercado de trabalho para o profissional de Arquitetura e Urbanismo é bastante amplo, sendo que o setor público aparece com um dos principais empregadores da área.

Esse profissional pode também trabalhar em construtoras, empresas de arquitetura, setor educacional, lojas de design e decoração ou até mesmo se tornar autônomo, montando o próprio escritório. Existem também possibilidades de emprego em vagas que focam na reinvenção de espaços já construídos, por meio de decoração, reforma e restauração.

Duração do curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração de 5 anos, divididos em 10 períodos. As aulas são vespertinas (14h às 17h30) ou noturnas (19h às 22h30). É possível mesclar ao longo da matriz matérias optativas e obrigatórias.

Por que estudar Arquitetura e Urbanismo na UNDB?

A UNDB oferece aos alunos uma estrutura de excelência. Prezando pela qualidade de ensino proporcionada por aulas dinâmicas, além de salas de aula, bibliotecas e laboratórios de última geração, com todo suporte tecnológico que os alunos precisam.

Além disso, a UNDB trabalha com o sistema de “Cases” e “Papers” desde o primeiro período do curso, sendo a única instituição do Maranhão a usar esse método de aprendizado.

O alunos do curso de Urbanismo e Arquitetura da UNDB ainda tem à disposição o espaço LUPA (Laboratório de Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura e Artes), cujo objetivo é ser um núcleo multidisciplinar, que serve como apoio nas aulas e contribui com a relação dos alunos e professores, tanto nas aulas teóricas como nas práticas.

O LUPA foca principalmente na elaboração de projetos de pesquisa científica, além do desenvolvimento e difusão desses projetos por meio de parcerias que se disponham a direcionar recursos para a pesquisa científica.

Outro espaço de destaque da UNDB é o Espaço TEIA – Tecnologia, Empregabilidade, Inovação e Aprendizagem, que busca dar suporte aos formandos para que ingressem no mercado de trabalho de maneira mais rápida.  

Como ingressar na UNDB?

Arquitetura e Urbanismo é a sua área? Você pode ingressar nos cursos da UNDB fazendo sua inscrição pelo site da instituição, clicando aqui. Ou entrando em contato com a equipe da UNDB pelo relacionamento@undb.edu.br ou pelo telefone (98) 4009-7083.

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

10 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Vespertino

   

 


 

Informações

 


 

.