Coronavírus (Covid-19)

Comprometido em estabelecer ações de proteção diante da proliferação do COVID-19 no país e na impossibilidade de monitorar os diversos casos de alunos e familiares que realizaram viagens nacionais e internacionais nos últimos dias, o Grupo Dom Bosco decidiu, temporariamente, pela suspensão das atividades.

 

Nossa equipe acadêmica preparou as Diretrizes E-learning para o aluno, é de extrema importância a leitura, clique abaixo e receba as informações:

BAIXAR
patient

Quais os sintomas da COVID-19?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal e/ou dor de garganta. Esses sintomas são leves e começam gradualmente.

Algumas pessoas, principalmente crianças e jovens, podem estar infectadas sem apresentar sintomas. Por isso é necessário prudência, pois esses grupos são responsáveis pela maioria das transmissões para os grupos de risco.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.

  • Tosse.

  • Dificuldade para respirar.

 

 

 

 

991922

Quando as aulas irão retornar?

- As aulas estão suspensas temporariamente. Diariamente, o nosso Comitê está avaliando o cenário local e nacional. Nos próximos dias, teremos novas informações em nossos canais oficiais.  

cough

Como é transmitida?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;

  • tosse;

  • catarro;

  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

388531

A Central de Atendimento estará funcionando?

- Os atendimentos presenciais também estão suspensos até segunda ordem, mas se preferir, porém temos equipe para atender remotamente o aluno. Confira os nossos canais de atendimento:

Chat: clicando aqui.

E-mail geral: atendimento@undb.edu.br

Financeiro: financeiro@undb.edu.br

 

2599520

Como prevenir?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.

  • Ficar em casa quando estiver doente.

  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

 

2654464

Serão lançadas atividades no Google Classroom e UNDB Virtual?

- Sim, você deve criar a rotina de verificação diária da sua plataforma para a realização de atividades avaliativas quando houver. 

Acompanhe as nossas redes sociais para mais informações e atualizações sobre aulas online.

 

A equipe acadêmica e administrativa continuará dando todo o suporte aos alunos. Os canais oficiais de comunicação estão funcionando normalmente. Os alunos deverão acessar diariamente o Classroom e o UNDB Virtual, no qual estarão todas as atividades acadêmicas a serem realizadas em casa. Ressaltamos a importância do isolamento conforme orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Evitem contato com os idosos.

Novas informações serão enviadas, ao longo da semana, especialmente sobre as atividades acadêmicas Qualquer nova informação será comunicada em nosso website, redes sociais e aplicativo. A saúde e bem-estar da nossa comunidade escolar são nossa prioridade. Entendemos que é um momento difícil para todos e acreditamos que medidas preventivas podem acelerar o encerramento dessa pandemia.

Sobre a comunicação com os alunos, manteremos uma comunicação ágil e transparente com todos. Desenvolvemos uma plataforma online em nosso website www.undb.edu.br para postar atualizações frequentes. Caso tenham dúvidas em relação às condutas da escola sobre o COVID-19, ou sobre prevenção, transmissão e sintomas, solicitamos que enviem e-mail para: saude@undb.edu.bre será respondido pela nossa equipe, que conta com a participação da infectologista Dra. Gisele Boumann.

 

Documentos oficiais:

DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - 16/03/20

NOTA OFICIAL DO SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO ESTADO DO MARANHÃO - 16/03/20

NOTA DE ESCLARECIMENTO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SOBRE REORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS - 18/03/20

DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO ESTADO DO MARANHÃO - 19/03/20

RECOMENDAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO E PROCON SOBRE SERVIÇOS EDUCACIONAIS - 19/03/20

DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE O FECHAMENTO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NÃO ESSENCIAIS - 21/03/20

 

 

 

 

 

Como estamos trabalhando com medidas preventivas? 

Estamos vivendo um momento desafiador e, até então, incerto em relação ao COVID-19 no Brasil. Entendemos que é uma preocupação mundial. No caso da nossa cidade, é necessária, também, atenção extrema ao vírus da gripe (Influenza), entre eles, o H1N1.

Dessa forma, estabelecemos procedimentos orientativos, preventivos e plano de contingência, com diretrizes de especialistas. O Grupo Dom Bosco conta com a consultoria da médica infectologista Dra. Giselle Boumann, que está conduzindo ações formativas com todos os nossos colaboradores. Medidas realizadas: 

  • Palestra de orientação e conscientização para funcionários do Grupo;
  • Palestra de orientação e conscientização para alunos da UNDB;
  • Campanha interna com reforço das medidas preventivas de higienização;
  • Aumento dos dispensers com álcool em gel e sabão por toda instituição.

 

 

 

O maior vilão para a transmissão é a nossa conduta, higienização das mãos é a melhor medida de prevenção para o COVID-19 

Dra. Giselle Boumann

Infectologista

Sem Título-2