Blog da UNDB

8 dicas que todo estudante de Enfermagem deve saber - UNDB

Written by Undb | 21-06-2024 16:30

Se você está iniciando seu ensino superior em enfermagem, com certeza já deve imaginar como deve ser importante estar sempre preparado para as aulas e estágios. Para garantir o sucesso na sua jornada acadêmica e profissional, existem alguns itens que não podem faltar no seu kit de estudos.

Pensando  nisso, listamos algumas dicas que todo estudante de enfermagem precisa saber. Confira  abaixo!

1 - Interesse pelos estudos

É muito importante que o estudante de enfermagem tenha o interesse em manter os estudos por muito tempo. Além de dedicar-se ao curso e buscar uma instituição completa, com grade curricular atualizada, professores comprometidos com o aprendizado e aulas teóricas e práticas.

Manter-se atualizado por meio de pós-graduações também é um ponto importante a se considerar já no início de seu ingresso no curso de enfermagem. Isso futuramente irá elevar seu currículo a outro nível em relação aos colegas de profissão.

2 - Ser proativo

Proatividade é a atitude que faz o futuro profissional em enfermagem antever uma situação. É aquela pessoa que sempre está disposta e apta a não apenas fazer o que solicitam, mas ir além. Em um ambiente hospitalar, essa característica é fundamental, pois existem muitos imprevistos que acontecem a todo momento.

Dessa forma, o enfermeiro proativo é capaz de enxergar os imprevistos e já se preparar para realizar suas obrigações antes mesmo que alguém peça para fazê-las. Uma boa faculdade de Enfermagem ajuda o aluno a desenvolver essa e todas as características desta lista no dia a dia dos laboratórios e também nos estágios supervisionados.

3 - Ter empatia

Com o desenvolvimento da empatia, o enfermeiro tende a se colocar no lugar de quem está doente, de forma que a relação entre paciente e profissional seja muito melhor, assim como os cuidados com a pessoa.

Respeitar o próximo é muito importante para que o enfermeiro consiga manter o controle em situações adversas e saiba tratar os pacientes da melhor forma. Por isso, o profissional de sucesso deve ser uma pessoa empática.

4 - Inteligência emocional

A função do profissional de enfermagem exige estabilidade emocional para lidar com diferentes situações. Por isso, é necessário conseguir enfrentar momentos complicados sem se abater.

O profissional de enfermagem deve lidar com as pressões do ambiente de trabalho, administrando as situações com equilíbrio e inteligência emocional. Assim, deve aprender a lidar com frustrações e feedbacks negativos, desenvolver resiliência e saber controlar os impulsos.

5 - Boa comunicação

A habilidade de comunicação é fundamental para destacar-se em diversas carreiras. No caso do enfermeiro, essa característica tem um peso ainda maior, já que o profissional trabalha em contato direto com pessoas, como médicos, pacientes, familiares, equipes de saúde, pessoal administrativo, entre outras.

É muito importante saber transmitir mensagens e delegar tarefas de forma clara para evitar erros nos procedimentos, pois isso pode trazer riscos aos pacientes. O enfermeiro deve ser cuidadoso também no preenchimento de prontuários, por exemplo, e saber repassar as principais informações dos pacientes na troca de turno.

6 - Saber liderar

Uma das características de sucesso de um profissional em enfermagem é saber liderar, pois ele deve, muitas vezes, ter iniciativa frente a sua equipe de trabalho e tomar decisões acertadas.

É preciso ser, ao mesmo tempo, incisivo e sensível, e exercer a liderança de maneira eficaz. Assim, você conseguirá conduzir a equipe e o paciente a um caminho que entregue os melhores resultados com menos tempo.

7 - Evite deixar suas tarefas para a última hora

A Organização também conta muito! Quanto antes terminar, melhor. Baixe um aplicativo de tarefas ou faça um grande calendário na parede. Anote dias de prova, estágio, entregas de trabalho, apresentações.

8 - Busque realizar cuidados complexos

Aferir pressão arterial e aferir glicemia são procedimentos comuns que você irá fazer corriqueiramente para o resto da vida profissional. Ter a oportunidade de cuidar daquele paciente com doença rara ou fazer aquele curativo de uma lesão complexa são oportunidades que nem sempre estarão à sua disposição.

Onde estudar Enfermagem ?

Por ser uma área é uma profissão bastante abrangente, o curso de Enfermagem costuma ser bastante procurado, portanto ele é facilmente encontrado nas faculdades. Escolher uma boa faculdade para iniciar sua graduação é muito importante para que seu futuro profissional seja garantido e você consiga credibilidade no mercado de trabalho.

A UNDB é uma instituição que é referência de ensino, sendo uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região.

O curso de Enfermagem da UNDB tem duração de cinco anos sendo ofertado no período matutino. Durante esse período, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você possa aprender as disciplinas da melhor forma, se tornando um profissional completo futuramente.

Então, agora que você já sabe qual é a faculdade ideal para você iniciar sua graduação. Quer se tornar um estudante da UNDB?  Você pode ingressar na instituição com o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni ou até mesmo a transferência externa.

Para os que desejam financiar os estudos, a UNDB oferece também algumas modalidades de financiamento, como:

Essas modalidades também podem te ajudar a realizar seu sonho do ensino superior e conquistar sua carreira profissional. Saiba mais detalhes sobre nossas formas de ingresso clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.