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História no Enem: assuntos, perguntas e mais - UNDB

Written by Undb | 02-10-2024 22:21

A prova de História do Enem está dentro da área de Ciências Humanas. São 6 competências e 20 habilidades avaliadas, sendo que a área é dividida em questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Os conteúdos que mais caem na prova de História do Enem podem ser divididos em História do  Brasil e História Geral. Vale muito a pena prestar atenção aos assuntos mais frequentes e arrasar nos estudos.

É recomendável manter o foco em assuntos relacionados à cultura, patrimônio, estrutura política, organização da sociedade e relações entre os estados nacionais.

Principais tópicos abordados pelo exame 

  • Segundo Reinado;
  • Era Vargas;
  • Neocolonialismo;
  • Antiguidade Clássica - Grécia;
  • Ditadura Militar;
  • Início da Colonização;
  • Independência do Brasil;
  • Segunda Guerra Mundial.

Para ajudar você com a matéria de História, listamos alguns dos assuntos principais que mais caem na prova de História no Enem para você dar ênfase nos estudos e arrasar na nota.

1 - Segundo Reinado

Sobre esse conteúdo, o aluno pode se deparar com muitas questões associadas à Crise do Escravismo. Por isso, é muito recomendável que revise o movimento abolicionista (principalmente em relação á luta dos próprios negros para a liberdade).

É importante atentar para as leis do período, como a Lei Eusébio de Queirós, a Lei do Ventre Livre, a Lei dos Sexagenários e a Lei Áurea.

Outro assunto bastante abordado dentro desse tema é a Guerra do Paraguai. O Enem gosta muito desse assunto porque é justamente a transição com a crise do Segundo Reinado que vai dar origem à Proclamação da República.

Vale ressaltar também, que é importante conhecer os dois partidos, o liberal e o conservador. Dar uma olhada em parlamentarismo às avessas e lembrar que é nessa época que começa a imigração europeia para trabalhar na lavoura brasileira dos cafés.

2 - Era Vargas

O Enem costuma cobrar questões associadas à cidadania, se tratando da Era Vargas. É importante estudar a questão do voto, revisar cada uma das constituições, e ver como se deu a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e como foi o período do Estado Novo.

É recomendado também analisar cada uma das constituições, destacando o que ela previa e quais as principais mudanças que ela apresentava. 

Outro ponto bastante importante, é sobre o conceito de Populismo, o porque que o governo de Vargas é populista, o que é populismo e quais suas características.

3 - Neocolonialismo

O Enem gosta de exigir questões com justificativa ideológica do processo de domínio de colônias na África e Ásia por potências europeias. Por isso, estude o darwinismo social e missão civilizadora.

É preciso saber também qual país ficou com qual colônia, mas tem que lembrar que aconteceu a Conferência de Berlim e aconteceu a partilha da África, sem respeitar a história, cultura e diversidade étnica do continente, resultando em guerras civis.

4 - Antiguidade Clássica - Grécia

Se tratando da Antiguidade Clássica Grega, é preciso estudar o conceito da democracia, as características em Atenas, descobrir quem podia participar, entre outros.

Não se espante se acontecer de o Enem apresentar uma questão pedindo para você comparar a democracia da Grécia antiga com o desdobramento do conceito na contemporaneidade.

 

 

5 - Ditadura Militar

Falando em Ditadura Militar, é muito importante que você relembre os atos institucionais. Um tópico importante é o governo Médici, porque ele representa o auge de todo o militarismo, violência e repressão. Por isso que esse ano ficou conhecido como os ‘’ Anos de Chumbo’’

É importante ficar atento aos conteúdos do Milagre Econômico, esse foi um momento de bons índices econômicos para o país. No entanto, houve concentração de renda e o Enem costuma cobrar essas consequências.

Revise também, o período de transição democrático. Tem que ficar atento aos movimentos sociais políticos como as Diretas Já, a Lei da Anistia e a Comissão Nacional da Verdade.

6 - Início da Colonização

Existem dois principais tópicos que costumam aparecer na prova quando se fala sobre o início do processo de colonização no Brasil:

  • A questão indígena, com foco no contato com os colonizadores, a catequização de índios, os interesses de Portugal e as formas de escambo;
  • O sistema de capitanias hereditárias.

É importante lembrar do contexto histórico, econômico e político dessa fase (como a economia açucareira e o escravismo). São esses tipos de informações que podem ajudar em uma questão de análise.

No entanto, não se limite à colonização dos portugueses no Brasil.  Estude também sobre os países que influenciaram na colonização das Américas, desde a Espanha, França, Holanda e Inglaterra.

7 - Independência do Brasil

O primeiro fato que se deve atentar tratando da Independência do Brasil, são os fatores de causa. Existem questões da influência das ideias iluministas e a questão da chegada da família real no Brasil.

Outro tópico muito importante são os movimentos emancipacionistas, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolução Pernambucana.

É importante ressaltar que nossa independência não teve caráter heroico e participação popular. Foi um processo elitista, pelo qual o Brasil não apresentou mudança em sua estrutura socieconômica, continuando com escravidão, com latifúndio e com economia agroexportadora.

8 - Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história humana, levando em consideração a destruição que promoveu. No Enem, as questões podem cobrar além das consequências da guerra no âmbito geopolítico, a participação dos povos submetidos ao imperialismo, as questões ideológicas e a participação do Brasil.

Portanto, ficar ligado em todas essas dicas que demos acima e estudar cada uma delas,vai lhe ajudar a se preparar para a prova de História e te deixará antenado dos principais assuntos relacionados à matéria.

Exemplos de questões de História na prova do Enem 

1 - (Enem/2016) É hoje a nossa festa nacional. O Brasil inteiro, da capital do Império à mais remota e insignificante de suas aldeolas, congrega-se unânime para comemorar o dia que o tirou dentre as nações dependentes para colocá-lo entre as nações soberanas, e entregou-lhes seus destinos, que até então haviam ficado a cargo de um povo estranho.

Gazeta de Notícias, 7 set.1883.

As festividades em torno da Independência do Brasil marcam o nosso calendário desde os anos imediatamente posteriores ao de setembro de 1822. Essa comemoração está diretamente relacionada com:

  1. a) a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade nacional.
    b) o domínio da elite brasileira sobre os principais cargos políticos, que se efetivou logo após 1822.
    c) os interesses de senhores de terras que, após a Independência, exigiram a abolição da escravidão.
    d) o apoio popular às medidas tomadas pelo governo imperial para a expulsão de estrangeiros do país.
    e) a consciência da população sobre os seus direitos adquiridos posteriormente à transferência da Corte para o Rio de Janeiro.

Resposta: A

 a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade nacional.

Esta é uma questão onde se necessita mais conhecimentos de interpretação que de História. O uso de símbolos como festas nacionais, bandeira e hino tem como objetivo formar uma comunidade que se identifique com esses emblemas e assim, uma identidade nacional.

2 - (Enem/2016) A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.C., fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo às dívidas não pagas, o código permitia, em última análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo “do outro lado do Tibre" — isto é, fora do território de Roma.

CARDOSO, C. F. S. O trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma Antiga, pois possibilitou que os plebeus:

  1. a) modificarem a estrutura agrária assentada no latifúndio.
    b) exercessem a prática da escravidão sobre seus devedores.
    c) conquistassem a possibilidade de casamento com os patrícios.
    d) ampliassem a participação política nos cargos políticos públicos.
    e) reivindicam as mudanças sociais com base no conhecimento das leis.

Resposta: E

reivindicam as mudanças sociais com base no conhecimento das leis. Apesar de ainda ser mais favorável aos patrícios que aos plebeus, a Lei das Doze Tábuas permitiu que as leis estivessem registradas e fossem imutáveis, o que ajudava muito num processo judicial. Também autorizou os plebeus ocupar mais cargos políticos, algo que anteriormente figurava como exceção e não regra.

1 - (Enem/2012) É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.

MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997 (adaptado).

A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito:

  1. a) ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.
    b) ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
    c) à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.
    d) ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.
    e) ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.

Resposta: B

ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.

Uma boa questão para unir os conhecimentos de Sociologia, Filosofia e interpretação de texto. O pensador iluminista Montesquieu propõe um conceito de liberdade onde o indivíduo seria o responsável pelas suas escolhas.

Desta maneira, ele aponta a lei e as consequências de desobedecê-la, como um limite necessário para a liberdade e convivência social.

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