Blog da UNDB

Matérias de Exatas: como dominar calculo, física e mais - UNDB

Written by Undb | 11-09-2024 16:30

A área de exatas costuma ser uma das áreas mais cobradas nas provas dos vestibulares, inclusive no Enem, que conta com uma parte exclusivamente a ela. É por isso que é muito importante conhecer as disciplinas que a compõem, além de alguns cursos de graduação desse ramo.

No ensino superior, as matérias se tornarão ainda mais aprofundadas e direcionadas à prática profissional. Logo, é bom levar em consideração essas disciplinas antes de escolher cursar uma graduação de exatas. Por isso, iremos te mostrar quais são essas matérias e como dominar os cálculos e outras dicas imperdíveis, fica aqui!

O que são as matérias de exatas?

As matérias de exatas são aquelas que apresentam expressões matemáticas, medições e cálculos para solucionar problemas. Além da facilidade com números, é importante que quem tem aptidão com esse ramo tenha concentração, pensamento estratégico e raciocínio lógico.

Portanto, algumas matérias que fazem parte dessa área do conhecimento, são:

Matemática

A matemática é a área do conhecimento que engloba os estudos do cálculo, da trigonometria, da estatística e da álgebra, em busca da sistematização das variações, estrutura, espaços, medidas e quantidades.

Física

Nessa matéria, a física tem como objetivo prever, justificar e descrever, por meio de leis, os fenômenos que ocorrem com a matéria no decorrer do tempo e do espaço. Para estudar os diversos fenômenos, essa disciplina usa o método científico, já que as hipóteses devem ser corroboradas por experimentos.

Química

A química é responsável por estudar a matéria, sua constituição, propriedades, transformações e a energia envolvida nesses processos. A disciplina tem um grande impacto sobre a tecnologia e a sociedade, já que seus estudos desempenham um papel essencial no desenvolvimento de vários ramos das ciências.

Como estudar as matérias de exatas?

É muito comum ter dificuldade em disciplinas como Física, Matemática e Química, não é mesmo? Para vencer esse desafio, nada melhor do que saber como estudar as matérias de exatas. Veja algumas dicas de ouro abaixo!

Faça bastante exercício

Uma boa dica é fazer muitos exercícios depois de estudar os conteúdos de Exatas. Pense no aprendizado dessa área como o desenvolvimento de uma nova aptidão: quanto mais você treina as técnicas, melhor fica em executá-las.

Peça ajuda dos seus amigos de classe

É muito importante não ter receio em pedir ajuda para quem conseguiu entender os conteúdos. Montar um grupo de estudos com os amigos de classe é uma excelente opção para que todos possam superar os seus desafios.

Encaixe os conhecimentos no dia a dia

Além de fazer exercícios, ler livros didáticos e assistir às aulas, também é bom relacionar os conteúdos estudados com os acontecimentos do cotidiano. Quer ver um exemplo?

Pense na matéria de Cinemática. Ao atravessar a rua, você poderá observar se a distância do automóvel até a faixa de pedestre e a velocidade em que está percorrendo são suficientes para concluir o trajeto.

Sem perceber, vários conceitos foram aplicados nesse exemplo, como Movimento Uniformemente Variado.

Qual a diferença entre exatas e humanas?

Embora se assemelham por serem campos de estudo, elas possuem diferenças significativas. A principal diferença está selecionada ao foco dos estudos.

Enquanto a área de humanas busca conhecer o ser humano, a área de exatas se concentra na matemática para a resolução de problemas. As matérias relacionadas também se diferenciam, assim como os cursos e as características de perfil desejadas para cada ramo.No caso das exatas, as disciplinas relacionadas são Matemática, Física e Química. Já as humanas compreendem a Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Disciplinas relacionadas às Ciências Humanas

Algumas disciplinas que fazem parte das Ciências Humanas são:

• História;
  • Geografia;
  • Literatura;
  • Linguagens;
  • Filosofia;
  • Sociologia

As matérias de humanas envolvem muita leitura, interpretação de texto, fatos históricos e habilidade para questionar os ângulos que formam e moldam a humanidade.

Os cursos superiores que correspondem e são conectados diretamente às Ciências Sociais são:

• Ciências Sociais;
  • Antropologia;
  • Pedagogia;
  • Cinema;
  • Artes Plásticas;
  • História;
  • Filosofia, entre outros.

Disciplinas relacionadas às áreas de Exatas

Essa área de conhecimento é tida como uma natureza mais pragmática, testando hipóteses para chegar a um resultado específico. Algumas disciplinas dessa área são:

• Matemática;
  • Física;
  • Química.

Existem alguns cursos superiores que correspondem às áreas de Exatas são:

• Engenharias;
  • Tecnologia da Informação;
  • Física;
  • Química;
  • Programação;
  • Astronomia.

Exatas ou Humanas, não importa, seu futuro é no Centro Universitário UNDB

Na UNDB  oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas. Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.

Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas.

Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 4° Melhor Centro Universitário do Brasil.

Para você que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.

Portanto, saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na UNDB e dê os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão.