Colégio DomBosco

5 dicas para ajudar seu filho a estudar em casa

Escrito por Dennis Mantovani | 18/03/2020 11:19:52

Ajudar o filho a estudar em casa é o desafio de muitos pais. Com a rotina atribulada, cada segundo vale ouro. Por isso, selecionamos 5 dicas que vão ajudá-lo a dar a atenção que seu filho precisa na hora de reforçar o conteúdo aprendido. Confira!

1. Designe áreas específicas da casa para seu filho estudar

Seja a mesa da cozinha, na sala ou no próprio quarto, determine um local onde as tarefas escolares serão executadas.

Certifique-se de ter uma mesa em que caibam todos os materiais necessários para a execução da atividade, como livros, canetas, papéis e muito mais.

Lembre-se de eliminar toda distração possível. Isso inclui televisão, rádio, celular e videogame, entre outras.

2. Estabeleça um horário de estudo

A regularidade é um fator chave para o desempenho escolar do seu filho. O sucesso depende de manter um ritmo constante nos estudos, sem deixar acumular matéria para estudar.

Tente organizar demais atividades, como práticas extracurriculares ou até mesmo o horário das refeições, a fim de evitar sobrecarregar a família.

É importante manter certa flexibilidade nesse cronograma, já que imprevistos podem acontecer e você talvez tenha que mudar a dinâmica que tinha em mente.

Converse com seu filho e veja como ele se sente. Fique à vontade para testar os horários que funcionam melhor. Afinal, o importante é ajudar o filho a estudar em casa!

3. Leve em conta as expectativas

Qual é o objetivo de estudar em casa? Alguns estudantes podem se fazer essa pergunta, portanto é importante deixar bem claro o que se espera deles.

Seu filho precisa superar alguma dificuldade de aprendizagem ou só precisa passar de ano? O intuito é ajudá-lo a desenvolver disciplina e se preparar para o vestibular desde cedo?

Deixar as expectativas claras ajuda seu filho a colocar o hábito de estudar em perspectiva e enxergar um sentido maior por trás das longas horas de estudo.

Se você julgar necessário, crie metas de estudo com recompensas divertidas. Isso pode ajudar a estimular seu filho a manter o foco do estudo, além de criar uma experiência mais agradável.

4. Faça perguntas sobre o conteúdo

Depois que seu filho estudar, peça para ele explicar o que aprendeu. Se for literatura, por exemplo, pergunte quais eram os personagens e o que aconteceu com eles.

Se for matemática, estimule-o a ensiná-lo algum exercício, demonstrando a linha de raciocínio que ele considerou na resolução da tarefa.

A retenção de informação depende de fazer conexões entre ideias e eventos. Fazê-lo pensar a respeito com certeza vai ajudá-lo a melhorar as habilidades de compreensão.

5. Tenha uma atitude positiva

A mentalidade adequada pode fazer toda a diferença. Incentive o seu filho a pensar positivamente ao estudar ou se preparar para uma prova.

Ao ajudar seu filho a estudar em casa, mantenha uma atitude positiva. Ensine-o a evitar o pensamento catastrófico, de que tudo vai dar errado, mostrando como é possível transformar declarações negativas em positivas.

Por exemplo: Não vou conseguir estudar tempo o suficiente para a prova de inglês.

Positivamente falando… Eu comecei a estudar mais tarde do que deveria, mas se eu começar agora consigo ler boa parte do que preciso antes da prova.

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a estruturar uma rotina de estudos produtiva e que ajudar seu filho a estudar em casa se torne mais fácil de hoje em diante.

Para ler mais conteúdos como esse, acompanhe o Colégio Dom Bosco nas redes sociais e não esqueça de assinar a nossa newsletter!

Confira também nosso artigo sobre como ajudar seu filho a criar uma rotina de estudos produtiva!