Colégio DomBosco

5 técnicas para se sair bem no Vestibular

Escrito por Dennis Mantovani | 10/03/2020 12:07:18

É certo que cada um de nós tem um ritmo e seu próprio modo de estudar. Mas quando se trata de estudar para passar no vestibular, a conversa muda de figura. É aqui que as técnicas de aprendizagem podem fazer toda a diferença.

Quem está prestes a entrar para uma faculdade com certeza sabe que para um estudo dar resultado é preciso ter um local próprio e bem iluminado, além de estar alimentado e descansado. Uma boa noite de sono também é essencial.

Você  sabe que precisa manter-se atualizado sobre os mais diversos assuntos, ser organizado e dedicado. E ainda pode contar com todos os recursos multimídia. Mas existem técnicas de aprendizagem que talvez você não conheça.

1. Intercalar matérias

Nosso cérebro é formado por dois hemisférios ligados por filamentos nervosos que têm o nome de corpo caloso. A transmissão do aprendizado e da memória é feita através da comunicação do corpo caloso com os dois hemisférios.

O hemisfério esquerdo está ligado à área de Exatas, basicamente matemática, física e química, que pedem raciocínio lógico. O hemisfério direito está voltado para a área de Humanas, como artes, literatura, línguas e história.

Portanto, para não cansar seu cérebro e deixá-lo sobrecarregado, intercale o estudo com disciplinas de Exatas e de Humanas, fazendo pequenos intervalos entre elas. E não se esqueça de incluir biologia em seus estudos!

2. Simular testes

De acordo com pesquisa publicada pela revista Psychological Science in the Public Interest, uma eficiente técnica de aprendizagem é simular testes sobre a matéria que você está estudando. 

Você mesmo pode formular as questões, ou se preferir, faça testes de vestibulares passados.  Aproveite para cronometrar o tempo, que é válido como treinamento para o dia do exame real.

3. Ler, entender e fazer perguntas

Ainda com base na pesquisa da Psychological Science, somente ler e decorar não é suficiente para absorver o conteúdo da matéria. Estude quantas vezes forem necessárias até realmente entender tudo. Escreva com suas próprias palavras, para melhor memorização.

Depois, faça perguntas sobre os fatos estudados, até chegar ao que deu origem à questão. Assim, seu cérebro fica mais estimulado e concentrado, além de fazer maior esforço para buscar a resposta e compreendê-la.

4. Estudar em grupo

Organizar pequenos grupos de estudo é muito produtivo. Reúna pessoas que dominem diferentes disciplinas para que cada membro possa ensinar o que sabe melhor ao outro. Essa técnica de aprendizagem faz com que sua memória fique mais treinada, uma vez que para ensinar é preciso aprender.

5. Treinar a redação

A redação é um ponto importante no vestibular, e temida por muitos. A boa notícia é que existem técnicas simples para colocar suas ideias no papel e, assim, garantir que nesse quesito você vai passar no vestibular.

Comece interpretando bem o tema pedido. A seguir, faça anotações de suas principais ideias a respeito, com frases curtas. Depois, organize os parágrafos de sua redação seguindo o critério de introdução, desenvolvimento e conclusão.

É claro que é preciso estar atualizado sobre assuntos em geral, por isso, quanto mais leitura e informações, melhor. Capriche na ortografia, na gramática e exponha suas ideias com clareza.

Essas técnicas são apenas sugestões para facilitar o estudo. Cada um deve seguir o que for melhor para si mesmo. Vale grifar trechos, fazer cópias e exercícios, usar mnemônicos, flash cards, mapas mentais, etc.

E por último, visite antecipadamente o lugar onde será feita a sua prova e conheça suas dependências e imediações. Isso diminui um pouco sua ansiedade e te deixa mais tranquilo se houver um imprevisto.

E então, gostou do nosso post? Agora é hora de estudar!

Confira também nosso artigo sobre como tirar uma redação nota 1000!