Dennis Mantovani - mar 18, 2020

As 4 atitudes de um vestibulando de sucesso

Estudar para passar no vestibular não é tão simples quanto parece. Muitos alunos falham por não dedicar à atenção necessária ao exame, mas não é bem assim. O vestibular faz parte de um processo seletivo e exige muito mais do que as avaliações escolares, por exemplo.

Então, como passar no vestibular? A principal fórmula para o sucesso na prova é desenvolver um conjunto de habilidades que irá suprir todas as necessidades do candidato. Tais como o estudo teórico e prático, além do preparo emocional e estratégico.

Neste artigo, você conhece quatro atitudes que são as marcas registradas dos vestibulandos de sucesso e aprende como desenvolvê-las em si mesmo. Vamos lá!

1. Planejamento

Organizar um cronograma de estudos é fundamental para o sucesso no vestibular e quanto antes esse planejamento for feito melhor. Ele oferece um panorama de todo o conteúdo que precisa ser estudado ao longo do ano e do tempo disponível para dar conta dele.

A vantagem de ser uma pessoa organizada e fazer um planejamento com antecedência é que você consegue dividir o desafio em metas. Fica mais fácil de visualizar e cumprir o que é preciso dentro do prazo, além de aliviar o peso do desafio.

Nem todo mundo tem essa habilidade naturalmente, mas hoje há diversas ferramentas que fazem todo o trabalho por você. Também não é difícil desenvolver essa competência, mas certamente há muitas vantagens nela que vão além do vestibular. Nós já lhe ensinamos isso nesse post!

2. Gestão do Tempo

Outro ponto chave que faz toda a diferença na hora de estudar para passar no vestibular é a gestão do tempo. Quem tem sucesso na prova é aquele aluno que consegue cumprir as metas estabelecidas e, para isso, saber organizar-se e ter prioridades na rotina é fundamental.

Coordenar os estudos com outras atividades, como trabalho e lazer, também faz parte dessa habilidade. Por mais que o vestibular seja o protagonista do ano, há outras atividades que demandam a atenção do aluno. Inclusive, para a manutenção de sua qualidade de vida.

Utilize seu cronograma de estudos como guia e defina prioridades na sua rotina. Uma agenda ou um quadro Kanban são objetos simples, mas que ajudam muito quem tem dificuldade em manter essa atitude.

3. Flexibilidade

O estudante bem-sucedido no vestibular é capaz de ser flexível, pois essa característica será requisitada em muitos momentos do ano. Nem sempre aquilo que foi planejado poderá ser executado, imprevistos são acontecem. Tenha um plano b na manga e esteja pronto para possíveis alterações no cronograma de estudos.

Diversificar métodos de estudos e conteúdos é uma forma de deixar o estudo mais fluído e dinâmico, mas também exige flexibilidade por parte do aluno. Especialmente na hora de dedicar-se aquelas disciplinas de pouca afinidade. Esteja preparado para lidar com essas situações e sua frustração não será um empecilho.

4. Equilíbrio Emocional

A saúde física é muito importante para o estudante, principalmente no dia da prova. Alimentação equilibrada e sono regular ajudam no processo de aprendizagem tanto quanto o estudo em si. Agora, um detalhe que passa despercebido e é a causa da ruína de muitos vestibulandos é a saúde mental.

Não tem como passar no vestibular sem estar pronto para lidar com o estresse, a pressão, e a ansiedade em relação a prova. E isso não aprende-se do dia para a noite. Portanto, mantenha-se perto de amigos e familiares que possam oferecer apoio frente ao desafio ou procure ajuda profissional.

Quer mais dicas de como ser bem-sucedido no vestibular? Baixe nosso e-Book Guia infalível para passar no vestibular!

Nova call to action

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.