Colégio DomBosco

Como ajudar seu filho a organizar uma rotina de estudos produtiva

Escrito por Dennis Mantovani | 11/03/2020 12:59:14

Quando o assunto é estudos, não há receita pronta. É preciso mudar pequenos hábitos, criar outros e ajustá-los de acordo com os resultados. Mas, se esse exercício é complicado de executar para adultos, a dificuldade dobra quando falamos em crianças e adolescentes. É por isso que criar uma rotina de estudos produtiva também é uma tarefa dos pais.

A boa notícia é que existem recursos que facilitam o aprendizado. O uso da tecnologia por adolescentes, por exemplo, pode ser um incentivo para aprender mais rápido e de maneira mais dinâmica. 

Saiba, neste post, como ajudar seus filhos a se organizar e ter mais rendimento em sua rotina de estudos!

Organizem o local de aprendizagem

Criar uma boa rotina de estudos passa por ter um local para o aprendizado organizado e que estimule a concentração. Observe seu filho e se ele costuma usar a cama como mesa. O hábito, além de prejudicial para a saúde, estimula o sono e a baixa produtividade. 

Se seu filho não tem uma área de trabalho adequada, pesquisem juntos como montar uma. Busquem, em lojas de móveis, o mobiliário mais adequado para o jovem estudar, que seja confortável e adaptado à altura da criança ou adolescente. O lugar deve estar sempre limpo, organizado e longe do barulho. 

Pesquisem juntos métodos consagrados de estudo

Muitos daqueles que estudam para concursos públicos e vestibular usam métodos consagrados na área, que já se mostraram eficientes. Eles podem ser úteis também no período escolar, no qual o jovem ainda está aprendendo a lidar com as distrações. 

Busque com seu filho os métodos mais adequados à idade dele. Para os estudantes mais velhos, por exemplo, vale apostar em técnicas como o do Pomodoro, que ajudam a controlar o tempo de estudos e estimulam a produtividade gradualmente.

Utilizem a tecnologia a favor do rendimento

Controlar o uso da tecnologia por adolescentes é um desafio que pode ser mais produtivo se os pais não encararem as ferramentas tecnológicas como vilãs da aprendizagem. Pelo contrário, é possível usar smartphones, computadores e tablets a favor da educação, por meio de aplicativos, sites e outros canais de estudo.

Se o problema são as distrações como redes sociais, utilizem aplicativos que bloqueiam o acesso a esses sites durante os estudos. Caso a maior necessidade seja programar as revisões, existem softwares como o “Partiu Revisar”, que ajudam a manter o conteúdo sempre fresco na mente. 

Tenham foco na qualidade e não na quantidade

Por fim, é preciso saber que o que define a produtividade não é a quantidade de horas estudadas, mas a qualidade desse tempo e o quanto foi aprendido. Assim, em vez de definirem como meta estudar três horas por dia, que tal usar outros parâmetros como o número de acerto de questões, por exemplo? 

Mudar a forma de encarar os estudos torna a rotina mais agradável, transformando-a, facilmente, em hábito. Juntos, pais e filhos, podem alavancar os resultados na escola!

Agora que já sabe como organizar, com seu filho, uma rotina de estudos produtiva, saiba como vocês podem criar um ambiente adequado de estudos em casa