Quando pensamos nos tempos de escola, uma constatação é quase universal: é impossível ficar indiferente à Matemática. Muitos têm facilidade com os números, mas, para outros, essa disciplina não é a mais amada.
Quando os filhos se encontram no segundo grupo, os pais costumam entrar em desespero! Por outro lado, é necessário tomar alguma providência, caso contrário, o não gostar pode se transformar em aversão.
No post de hoje, nós vamos explicar como os desafios matemáticos no Ensino Fundamental podem ajudar a atrair o interesse dos alunos, fazendo com que eles redescubram o prazer de aprender!
Uma pausa para uma reflexão importante: por qual razão o seu filho não gosta de Matemática? Por instinto, você pode até acreditar que o problema está com a criança, mas corre sério risco de estar sendo precipitado.
A verdade é que nem sempre a criança possui algum transtorno de aprendizagem ou mesmo é preguiçosa. Você já se deu conta de que o problema pode estar no jeito de ensinar?
Não que haja uma única estratégia certeira e todas as outras estejam equivocadas. Mas a verdade é que muitas escolas ainda são extremamente conservadoras, incentivando até mesmo a velha “decoreba”.
Nesse contexto, as escolas se veem diante do desafio de atrair a atenção do estudante. Mas como fazer isso? A resposta a esse enigma é tornar o aprendizado da Matemática mais atraente.
Este é um compromisso que faz parte do método de ensino do Colégio Dom Bosco. O aluno precisa redescobrir o prazer de aprender e o primeiro passo para isso é que ele entenda – e reconheça – a utilidade prática de determinado conteúdo em seu dia a dia.
E uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso é aprender se divertindo (ou, se preferir, se divertir enquanto aprende). Dessa maneira, a utilização dos chamados desafios matemáticos é utilizada em todos os níveis de educação, mas traz resultados especialmente enriquecedores no Ensino Fundamental.
Os desafios matemáticos se apoiam em situações corriqueiras da vida do estudante para apresentar a ele os problemas que precisará resolver. Sem deixar de lado a fidelidade aos temas, há um flerte com o lúdico.
Pode ser por meio de uma partida de xadrez, a confecção de uma dobradura ou uma disputa de amarelinha. Há ainda a opção de recorrer a obras da literatura publicadas especialmente com essa finalidade ou aos jogos e desafios on-line, que podem ser acessados por meio de um tablet.
Para chegar a resposta desejada, a criança deverá, obrigatoriamente, dominar conceitos básicos da Matemática, como geometria e regra de três. Gradativamente, ela será cada vez mais envolvida no processo de aprendizagem.
Viu como os desafios matemáticos no Ensino Fundamental podem facilitar o aprendizado? Aqui no Colégio Dom Bosco, em São Luís, nós também aplicamos essas práticas para estimular o aprendizado dos alunos. Venha nos conhecer!