Dennis Mantovani - mar 18, 2020

Desinteresse no Ensino Médio: o que pode estar acontecendo?

O Ensino Médio corresponde aos três últimos anos da chamada Educação Básica: esta é uma etapa onde os jovens são preparados para os desafios acadêmicos que terão que enfrentar, como vestibulares e o ENEM, além do desenvolvimento de habilidades exigidas pelo mercado.

Trata-se, portanto, de uma experiência necessária para a formação. Mas nem todo aluno pensa assim: o desinteresse de estudantes pelo Ensino Médio é comprovado por pesquisas.

Estatísticas do Censo Escolar 2014 /15 mostram que a série que mais reprova é a primeira do Médio, com 15,3%. Neste mesmo ano, o abandono escolar atinge o seu auge, com 12,9%. Nas séries seguintes, os índices de evasão atingem 12,7% e 12,2%, respectivamente.

Mas você já parou para pensar quais são as causas do problema e, principalmente, como resolvê-lo? Descubra em nosso post de hoje!

Dificuldade em reconhecer a utilidade prática do conteúdo

Há um conjunto de fatores que leva o jovem a se desapontar com os estudos: o primeiro deles é a dificuldade em reconhecer a utilidade prática do conteúdo abordado em sala de aula.

Adolescentes, via de regra, possuem um comportamento imediatista e não entendem o porquê de ter que estudar determinado tema se esse conhecimento acaba não sendo utilizado em situações do dia a dia.

Assim, o ideal é que pais e escolas se unam para tornar o aprendizado mais divertido: o jovem pode aperfeiçoar seu inglês enquanto assiste a sua série favorita, por exemplo.

Também é possível entender alguns conceitos de Física durante uma viagem de ônibus: quando o veículo faz uma curva, é preciso que o passageiro faça mais força para se manter em equilíbrio. A ciência explica que todo corpo em movimento tende a permanecer em linha reta.

Ansiedade para entrar no mercado de trabalho

O desejo de conquistar a independência financeira torna-se o principal objetivo de muitos jovens. Muitos deles esperam conseguir o primeiro emprego ainda durante o Ensino Médio.

Como a metodologia de ensino nem sempre está alinhada a essas expectativas, muitos decidem interromper os estudos para procurar um trabalho. Há ainda os que permanecem na escola, mas apenas para obter o diploma, exigido para muitos cargos.

Transtornos de aprendizagem

Por último, nós citamos os transtornos de aprendizagem, uma condição neurobiológica que não deve ser confundida com deficiência, mas faz com que seu portador apresente dificuldades para assimilar determinado conteúdo.

Os transtornos mais comuns são a dislexia, que prejudica a capacidade de compreensão de textos e a discalculia, que causa efeito semelhante com os números.

Como vencer o desinteresse no Ensino Médio?

Reverter este cenário fica mais fácil quando há a união entre pais e equipe pedagógica. É importante que haja um diálogo para identificar precocemente os sinais de que algo está errado.

Da parte da escola, deve haver o compromisso de reavaliar suas estratégias continuamente, para adequá-las às expectativas do estudante. Já que as pessoas estão cada vez mais conectadas, por que não trazer os novos recursos à sala de aula?

Agora que você já entendeu como vencer o desinteresse no Ensino Médio, conheça melhor o sistema de ensino Dom Bosco: agende uma visita e entenda porque proporcionar uma formação de qualidade ao seu filho é um compromisso que renovamos continuamente!

Veja como ensinar seu filho a estudar com a internet

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.