Colégio DomBosco

ENEM: como se preparar para ser um vencedor

Escrito por Dennis Mantovani | 18/03/2020 11:13:30

Criado em 1998 com o propósito de avaliar o nível de conhecimento dos alunos que estejam concluindo a chamada Educação Básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acabou se tornando uma alternativa ao vestibular tradicional para muitas faculdades.

No post de hoje, a gente explica de que outras maneiras o seu desempenho nessa prova pode facilitar a sua entrada no Ensino Superior. Quer passar no ENEM? Preste atenção nas dicas que nós selecionamos para o post de hoje!

Por que é tão importante conquistar uma boa nota no ENEM?

Como já foi dito, o resultado do ENEM vem sendo utilizado pelas universidades como uma opção ao processo seletivo interno. Se o estudante conquista o mínimo exigido pelas instituições – que geralmente é de 450 pontos na questão de múltipla escolha e outros 450 na redação – é dispensado da obrigatoriedade de prestar vestibular.

Além disso, o desempenho também é uma das exigências para conquistar a aprovação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Como se preparar para o ENEM?

Agora que você já percebeu a importância de tirar uma boa nota no ENEM, vamos a algumas dicas úteis para quem está se preparando para a prova. A palavra-chave nesse período é comprometimento:

  • Estude todos os conteúdos, mas dê uma atenção especial àqueles que você tem mais dificuldade;
  • Participe de simulados e pesquise por provas anteriores, para tentar resolver as questões e testar seus conhecimentos;
  • Faça um rodízio entre as matérias na hora de estudar: a revisão de conteúdos diferentes ajuda a sua rotina a não ficar tão cansativa;
  • Separe um período do seu dia para estudar: se você tiver disciplina não será preciso abrir mão de seu lazer por completo. Para facilitar o controle, estabeleça metas diárias;
  • Na hora da prova, não se preocupe em resolver as questões em ordem cronológica. Comece pelas que achar mais fáceis;
  • Não se esqueça de separar um tempo para o preenchimento do gabarito e para fazer a redação;
  • Fique atento ao edital e as campanhas de mídia para saber quando começa o período de inscrições no ENEM 2020.

Como é a prova do ENEM?

A prova do ENEM é composta por 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Não há uma separação por disciplinas, mas por áreas do conhecimento – Linguagens e Códigos; Matemática; Ciências Humanas e da Natureza – o que significa que uma mesma pergunta pode abordar conteúdos de diferentes matérias.

Outra característica do Exame é buscar uma relação entre os assuntos tratados e realidade do aluno; assim, as perguntas são contextualizadas e geralmente tem como ponto de partida situações do dia a dia, facilmente identificáveis.

Na redação, a banca propõe a discussão de temas importantes para a nossa sociedade: em 2017, por exemplo, os alunos foram convidados a opinar sobre a educação dos surdos no Brasil.

Via de regra, os textos devem ser escritos no gênero dissertativo. Isso significa que os alunos, a partir das suas experiências pessoais e das referências fornecidas, devem se posicionar sobre o tema, transformando suas ideias em argumentos consistentes.

Viu só como é importante alcançar um bom resultado no ENEM? Para aumentar ainda mais as suas chances, conheça o projeto pedagógico para o Ensino Médio do Colégio Dom Bosco São Luís: baixe agora mesmo o e-book dedicado a te ensinar 9 dicas de estudo de quem passou em primeiro lugar no vestibular!