Colégio DomBosco

Importância da Prática Esportiva

Escrito por Dennis Mantovani | 18/03/2020 00:37:28

Incentivar os filhos a praticarem esportes é uma preocupação recorrente de muitos pais atualmente. O interesse das crianças e adolescente pela tecnologia os mantém cada vez mais dentro de casa, em frente às telas do computador ou celular. Qual será a consequência disso?

Não há dúvidas de que a atividade física é fundamental para o desenvolvimento motor da criança e saúde do adolescente. No entanto, sua importância também envolve habilidades sociais e cognitivas. Por isso, sua ausência pode refletir, além da saúde, no desempenho escolar.

A seguir, você entende a importância da prática esportiva na escola e seus benefícios para o futuro. Também aprende como incentivar seus filhos a aderirem ao esporte e ter uma vida mais saudável. Confira!

Qual é a importância na prática esportiva na escola?

Nas séries iniciais, a atividade física é associada à necessidade da criança em desenvolver sua coordenação motora. No ensino fundamental e médio, costuma ser indicada no combate ao sedentarismo juvenil. Ambas as justificativas são válidas, mas a importância da prática esportiva na escola vai muito além disso.  

A criança que pratica esportes tem mais facilidade para lidar com frustrações, regras e limites, além de ser mais cooperativa e disciplinada. Nos adolescentes, é especialmente vantajosa nas relações interpessoais e já foi associada à diminuição da indisciplina e violência entre jovens.

Há, ainda, vantagens cognitivas derivadas da prática esportiva. Estudos demonstram que a atividade física está relacionada ao sucesso escolar em alunos do ensino fundamental e médio. Além de promover melhorias na qualidade de vida, saúde e bem-estar. 

Quais os benefícios da prática esportiva para o futuro?

Alunos que praticam esportes na escola são adultos mais propensos a manter um estilo de vida saudável. O que, por si só, já é um ótimo motivo para incentivar os filhos a praticarem esportes. Porém, novamente os benefícios trazem impactos muito mais significativos.

Lais Yuri, psicóloga especialista no tema, afirma que a prática esportiva não tem apenas importância no desenvolvimento infantil, mas também para o futuro profissional. As habilidades desenvolvidas pelo esporte, defende a especialista, formam profissionais mais competentes e bem-sucedidos. 

Competitividade, trabalho em equipe e resiliência são algumas competências presentes no esporte que também são vantajosas na vida profissional. Afinal, o mercado de trabalho exige compromisso, responsabilidade e senso ético, mas não deixa de ser um ambiente competitivo e cheio de obstáculos.

Como incentivar os filhos a praticarem esportes?

Para que a criança adquira gosto pela atividade física é importante não transformá-la em uma obrigação. Comece jogando com a criança, associando a prática com momentos de descontração. Mais tarde, você pode envolver a criança no time de algum centro desportivo ou clube.

Um cuidado que você deve tomar é para não pressionar a criança. Ser o melhor do time ou estar no melhor time não é importante, nem qual esporte ela vai praticar, mas a atividade em si. Permita que ela explore diversas opções e escolha a que mais lhe agrada. 

Buscar ajuda para incentivar os filhos a praticarem esportes é outro caminho muito válido e nada melhor do que a escola para isso. Busque uma instituição que tem o esporte incorporado às atividades escolares. Além de você, professores, colegas de classe e profissionais da área irão motivar a criança que colherá os muitos benefícios dessa prática. 

Já decidiu como vai incentivar seu filho a praticar esportes? Compartilhe sua estratégia nos comentários!