Colégio DomBosco

Organize seus estudos para terminar o ano passando no vestibular!

Escrito por Dennis Mantovani | 18/03/2020 10:56:57

Organizar os estudos com antecedência é fundamental para passar no vestibular. A prova exige o conhecimento acumulado ao longo dos três anos de ensino médio. Além disso, também  exige conhecimento de alguns temas específicos que podem variar de acordo com a instituição e o curso escolhido.

Para dar conta de tanta matéria, um planejamento organizado e eficiente é essencial. O aluno deve estabelecer metas realistas e conseguir cumpri-las com um estudo de qualidade. Apenas assim pode garantir um aprendizado verdadeiro e não uma grande lista de informações memorizadas.

Você sabe como fazer isso? Prepare-se para aprender! No post de hoje, você descobre como organizar um cronograma e estudar para passar no vestibular sem apertos. Confira!

Aprenda a organizar os estudos

O primeiro passo para organizar os estudos é descobrir o que você precisa estudar. Então, informe-se sobre o conteúdo exigido na prova. A seguir, identifique quais temas demandam mais tempo, seja pelo excesso de conteúdos ou pela sua dificuldade na disciplina.

Tendo essas informações, você já pode começar a elaborar uma rotina. E há diversas formas de fazer isso. Você pode montar uma planilha no Excel, dedicar uma aba para cada mês e definir metas para cumprir nos próximos 30 dias. Um quadro Kanban também funciona super bem e pode ser um bom incentivo ter a lista de tarefas sempre à vista.

Também há inúmeros aplicativos para celular ou computador que são ótimos. O MeSalva! não só elabora um cronograma de estudos adaptado ao seu perfil, como também oferece videoaulas objetivas para lhe ajudar a estudar. Encontre a melhor ferramenta para você e organize-se!

Saiba como colocar seus planos em prática

Estudar para passar no vestibular mostra-se uma tarefa mais complicada do que muitos vestibulandos pensam, pois o estudo vai além do planejamento de conteúdos. É preciso considerar, também, locais, horários, métodos, distribuição do tempo, outras atividades e por aí vai.

Dois fatores que você não pode deixar passar é o local e os horários de estudo. Escolha lugares calmos, silenciosos e que ofereçam apoio, como uma biblioteca ou a sala de estudos do cursinho. Assim, você consegue manter a concentração sem ser interrompido e pode pedir ajuda quando precisar, consultando a internet, livros, colegas e professores.

Os horários também são fundamentais, afinal quem não define quando será o momento de estudo sempre acaba adiando ou dedicando-se menos do que gostaria. Defina períodos de estudos como um compromisso, com hora para começar e terminar, incluindo intervalos ou pequenas pausas.

Incorpore diversas estratégias de estudo ao seu cronograma

Para passar no vestibular é preciso dominar as disciplinas, afinal a prova irá testar sua capacidade de aplicar o conhecimento teórico em uma situação prática. Alcançar esse nível de aprendizagem exige a utilização de métodos de estudo diversificados.

Alguns alunos aprendem melhor lendo, outros resolvendo exercícios, outros assistindo aulas ou vídeos. Enfim, descubra qual método funciona melhor para você e para a disciplina. Temas mais teóricos podem ser explorados com a leitura, mas uma fórmula matemática precisa ser conhecida na prática.

Ao elaborar seu cronograma de estudos, alterne técnicas de estudos e disciplinas. Divida o tempo em blocos curtos e faça pequenos intervalos. Assim, sua rotina fica mais dinâmica e o estudo mais eficiente. É uma fórmula para quem tem dificuldade em manter a concentração, então use e abuse dela.

Já elaborou seu cronograma? Então você tem tudo para arrasar no vestibular. Acompanhe nossa página no Facebook e inspire-se com as histórias de sucesso dos alunos Dom Bosco!

Ah, e se você quer dicas matadoras para poder realmente passar no vestibular no fim do ano, baixe nosso Guia infalível para passar no vestibular!