Dennis Mantovani - mar 10, 2020

Primeiro dia na escola: como lidar com esse desafio?

Garotinha em seu primeiro dia na escola e sua mãe

Mais cedo ou mais tarde seu filho vai enfrentar o primeiro dia de aula e essa etapa da vida faz parte do crescimento de qualquer criança. Ter conversas prévias com os pequenos sobre como é a escola vai deixá-los interessados e confiantes com a nova experiência.

Mesmo sabendo de todos os benefícios que uma escola infantil traz, ainda ficamos apreensivos quando chega a hora de deixar nossos filhos com outras pessoas e fora do ambiente de costume.

Para acabar de vez com todas as dúvidas desse momento, convidamos você para a leitura  deste post!

Pais e filhos precisam estar preparados para essa mudança

Ansiedade e insegurança costumam ser os sentimentos que acompanham os pais quando  aproxima-se a hora do seu filho viver a experiência do primeiro dia na escola. Principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”.

Sim, é terrível lidar com o turbilhão de pensamentos que passa pela cabeça, afinal, ninguém vai cuidar de nossos filhos como nós. Mas não se preocupe. Lembre-se de que escola é um lugar de profissionais qualificados.

Para que não haja tanto sofrimento com a nova realidade existe a semana de adaptação. Deixe a criança na escola por poucas horas nos primeiros dias, e aos poucos vá aumentando o tempo de permanência. É assim que pais e filhos vão se habituando à rotina.

O período de adaptação é muito importante não só para as crianças, mas também para os pais. Seu filho precisa se acostumar com o novo ambiente, as novas regras e as pessoas que estão entrando em sua vida.

O primeiro dia na escola começa em casa

Com algumas atitudes adotadas em casa o primeiro dia de aula do seu filho pode ser bastante prazeroso. É preciso dizer aos pequenos o quanto é bom ir à escola. Fale que ele vai conhecer novas brincadeiras e novos amiguinhos, e ainda  aprender coisas diferentes. Diga que a escola é segura.

Uma boa maneira de incentivar a criança, e deixá-la sentir-se importante, é levando-a para comprar o material escolar. Permita que ela escolha os lápis, os cadernos e a mochila com seu desenho preferido, dentro do seu orçamento.

Para que seu filho não fique tão apreensivo quanto ao que vai encontrar na escola no primeiro dia de aula, programe uma visita prévia. Esse é o momento de ver outras crianças interagindo e descobrir como a escola é interessante.

Ao chegar na escola no primeiro dia de aula, não demonstre insegurança e  não chore perto de seu filho. Seja firme, dê-lhe um beijo de despedida e diga que você vem buscá-lo assim que sair do trabalho.

A educação que seu filho recebe em casa reflete-se no ambiente escolar, e facilita a adaptação na escola. Portanto, dê limites ao seu filho, cobre resultados, ensine-o a dividir as coisas e a respeitar as pessoas.

A estrutura familiar também conta muito. Uma criança que pode dialogar com os pais, recebendo carinho e atenção, entende que eles se preocupam com suas emoções e sentimentos, e sentem-se mais seguros para contar suas impressões sobre o primeiro dia de aula.

O lúdico e o aprendizado

O método de ensino adotado para o aprendizado dos pequenos é um ponto importantíssimo para ser avaliado pelos pais, e para conquistar a criança. Quanto mais estimulante desde o primeiro dia de aula, melhor.

A primeira infância é primordial para o desenvolvimento em geral. Assim como o espaço físico da escola precisa ser adequado para acolher a criança, o ato de  ensinar tem de seguir os mesmos caminhos.

Boas escolas conseguem aliar tais necessidades criando seu próprio material didático. É o caso da metodologia do Colégio Dom Bosco, que durante a Educação Infantil envolve e encanta as crianças logo nas classes iniciais, preparando-as para as séries seguintes. A metodologia desenvolve  o pensamento, as múltiplas inteligências e todo o potencial das crianças, usando a arte como porta de entrada para o desenvolvimento do pensamento.

Ficou interessado? Venha conhecer o Colégio Dom Bosco!

Visite nosso site!

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.