Colégio DomBosco

Prova Brasil e ENEM: quais as diferenças?

Escrito por Dennis Mantovani | 10/03/2020 20:40:48

Ao longo da educação básica, os alunos se deparam com alguns termos que, muitas vezes, se confundem. ENEM, Prova Brasil, Provinha Brasil… todas elas são avaliações promovidas pelo MEC para avaliar algum índice da educação. Saber a diferença entre a Prova Brasil e ENEM é, em especial, importante para que o aluno se prepare com qualidade para esses exames.

A obrigatoriedade e série de aplicações dependem de critérios desenvolvidos pelo Governo Federal, e existem muitas diferenças entre uma prova e outra. Para saber mais sobre o assunto, leia o post de hoje!

O que é a Prova Brasil? 

A Prova Brasil é um exame preparado pelo Ministério da Educação e aplicado às escolas da rede pública estadual, municipal e federal. O objetivo é verificar a qualidade de ensino dessas escolas no ano inicial e final do Ensino Fundamental II (5º e 9º ano). 

O resultado da Prova Brasil serve de base para compor um importante indicador da educação, o IDEB. Ele é necessário para determinar onde o governo deve aplicar mais investimentos, para comparar o crescimento entre as escolas e verificar se os alunos da rede pública estão com um bom aprendizado. 

No exame, são cobradas as disciplinas de português e matemática. Mas calma! A Prova Brasil não aprova e nem reprova o aluno, apenas mede aquilo que ele aprendeu.

O que é o ENEM?

Já o ENEM possui uma proposta diferente. Ele também avalia competências e habilidades do estudante, mas com inúmeros outros objetivos além de compor estudos e indicadores da educação. O exame serve para dar acesso ao ensino superior, para conseguir financiamentos estudantis e até para entrar em instituições de ensino portuguesas. 

É por isso que existem inúmeros cursinhos preparatórios, aulas e escolas preocupadas com esse exame. Para muitos, cursar o Ensino Superior depende de um bom desempenho no ENEM. 

As disciplinas do Ensino Médio são cobradas na prova: matemática, português, biologia, física, química, história, geografia, filosofia, sociologia e língua estrangeira, além da redação. 

Dúvidas frequentes sobre Prova Brasil e ENEM

1. Devo fazer o ENEM ou a Prova Brasil?

A cada ano, o governo determina quais séries serão objeto de avaliação da Prova Brasil, então você fica sabendo se é necessário participar por meio de sua escola. Já com o ENEM, é diferente. Ele é aplicado anualmente a todos os interessados. Assim, você já pode começar a testar o desempenho a partir do primeiro ou segundo ano do Ensino Médio.

2. Minha escola é da rede privada e participará da Prova Brasil, por quê?

O INEP sorteia algumas escolas da rede privada para participar da Prova Brasil e compor índices dessa rede de educação. Assim é possível traçar um comparativo entre o ensino público e privado e desenvolver políticas educacionais igualitárias. 

3. Como preparar-se para as provas?

Para o ENEM, é necessário manter o estudo em dia ao longo do Ensino Médio e treinar com provas anteriores. No ano que antecede o exame, busque fazer uma revisão dos conteúdos e resolver exercícios com frequência. Já na Prova Brasil, a preparação é o próprio ensino oferecido pela escola, já que a prova tem por objetivo avaliar como ela desenvolve seus alunos. 

As diferenças entre Prova Brasil e ENEM são: o objetivo de cada uma delas, as séries em que são aplicadas e o que é efeito após a medição dos resultados. Os estudantes que prestam o ENEM devem ficar ainda mais atentos, já que essa é uma prova longa, cansativa e que pode definir os rumos de sua educação superior. 

Esclarecemos suas dúvidas? Esperamos que sim! Curta nossas redes sociais e acompanhe os artigos mais interessantes do nosso blog! 

Confira também este outro post com 5 Técnicas para se sair bem no vestibular!