Colégio DomBosco

Reforço escolar ajuda os filhos a passarem de ano?

Escrito por Dennis Mantovani | 18/03/2020 00:26:30

Nas séries iniciais, passar de ano não é uma questão de cumprir o calendário. O Ensino Fundamental oferece as bases que a pessoa irá utilizar pelo resto da vida na escola, faculdade e mercado de trabalho. Por isso, é muito importante que a criança atinja bons resultados nessa fase.

Quando os pais percebem que algo não vai bem, o reforço escolar é a solução mais procurada para suprir falhas de desempenho. Mas você sabe como funciona o reforço escolar, quais são seus benefícios e quando é melhor buscar alternativas?

No post de hoje, você descobre todas essas respostas. Confira!

O que é o reforço escolar?

O reforço escolar é um conjunto de atividades extracurriculares oferecidos pela escola no contraturno das aulas regulares ministradas por professores e pedagogos. Mais comum no Ensino Fundamental, seu objetivo é auxiliar alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem a manter um desempenho adequado.

Também é possível que o aluno reforce o estudo em casa com a ajuda de um professor particular contratado pelos pais. As aulas podem ser específicas da matéria na qual a criança tem mais dificuldade ou um conjunto de estratégias de aprendizagem voltadas ao desempenho global. 

Os formatos mais atuais envolvem atividades lúdicas que despertam o interesse da criança pelo aprendizado. Além disso, há a participação de psicopedagogos que dão atenção não apenas às dificuldades cognitivas, mas também às necessidades sociais e emocionais da criança. 

Quais são os benefícios do reforço escolar?

Nas aulas de reforço, o aluno tem um atendimento individual ou em turmas reduzidas. Dessa forma, o professor é capaz de identificar e dar atenção às dificuldades específicas de cada estudante, contribuindo para a melhoria de seu desempenho durante o ano letivo.

São utilizadas estratégias de ensino que estimulam o aluno a consolidar o aprendizado e desenvolver novas formas de raciocínio. Além disso, os planos de aulas são personalizados para acompanhar o ritmo do aluno e favorecer ao máximo seu potencial.

Muitas vezes o problema no Ensino Fundamental não é uma dificuldade cognitiva, mas de adaptação ao novo ambiente escolar. O reforço também pode ser benéfico nesse sentido. Os alunos mais tímidos, por exemplo, têm a oportunidade de desenvolver habilidades sociais em um ambiente mais acolhedor.

Quando buscar uma alternativa ao reforço?

Apesar de todos os seus benefícios, o reforço escolar deve ser utilizado em situações pontuais, como quando a criança apresenta uma dificuldade específica e corre o risco de não passar de ano na matéria, por exemplo. O reforço irá ajudá-la a superar esse obstáculo e equiparar-se aos colegas.

Agora, quando a dificuldade é generalizada, deve-se é identificar a causa. Um problema social ou emocional, como a dificuldade de adaptação ao novo ambiente, será melhor resolvido com apoio de um psicólogo. 

A melhor alternativa ao reforço é não precisar dele. Escolha uma escola que já ofereça atividades extras, ensino inclusivo e apoio psicopedagógico. Assim, as chances da criança ter problemas diminuem consideravelmente e, caso aconteça, a própria instituição tem toda estrutura para ajudar a superá-lo.

O Colégio Dom Bosco preza pelo desenvolvimento global da criança desde as séries iniciais. Nossa proposta pedagógica oferece tudo que um aluno precisa para atingir seu potencial máximo de aprendizagem. 

Acompanhe nossa página no Facebook e conheça algumas dessas histórias de sucesso!

Confira também nosso artigo de como ajudar um filho com dificuldade de aprendizagem!