Dennis Mantovani - mar 11, 2020

Relacionamento entre pais e escola: obrigação ou necessidade?

Mãe de aluno e diretor da escola apertando as mãos e sorrindo, a importância da família na escola

As famílias atuais possuem uma estrutura mais complexa do que as antigas. São menores, possuem horários mais corridos, com mães e pais trabalhando durante o dia. Somado a isso, algumas escolas não oferecem um bom canal de comunicação com os responsáveis dos alunos e não veem a importância da família na escola. O resultado é um relacionamento entre pais e professores superficial, no qual o grande prejudicado é o aluno.

A responsabilidade pela melhora desse relacionamento é de ambos, mas você, pai ou mãe, deve buscar participar mais da vida escolar de seu filho. Essa união traz benefícios para aluno, escola e família, aumentando a confiança entre eles.

Aqui estão alguns motivos dessa parceria ser tão importante na vida escolar da criança. Veja:

Pais participativos ajudam no desempenho escolar

Em pesquisa realizada com docentes de todo o país, por meio de questionários da Prova Brasil, os professores apontaram os principais motivos que acreditam afetar o desempenho escolar dos estudantes. Para 94% deles, a falta de assistência e acompanhamento de mães e pais são alguns dos elementos que mais atrapalham na performance dos alunos.

Não é para menos. O trabalho feito na escola é 50% de tudo aquilo que é necessário para atingir bons resultados na educação. Em casa, os responsáveis devem acompanhar os estudantes na sua rotina de estudo e garantir que o aprendizado está sendo contínuo. Além disso, a participação em reuniões, em entregas de boletins e confraternizações aumenta o engajamento entre família e escola.

A gestão participativa auxilia no alcance dos resultados

Além de conhecer o trabalho desenvolvido pela escola, os pais devem, sim, dar pitacos! Isso acontece por meio de uma gestão participativa, na qual os responsáveis têm direito de opinar e influenciar decisões que afetam a educação de seus filhos. A escola deve ser aberta a esse diálogo e os pais devem trazer boas ideias e críticas construtivas ao projeto pedagógico da instituição.

Com essa participação efetiva, é possível alcançar resultados que estão alinhados com os interesses da família e da escola.

Um bom relacionamento diminui conflitos na educação

Um bom relacionamento entre pais e professores, e entre pais e direção, permite que a família saiba qual a proposta da escola e se o que ela oferece está de acordo com os valores que acreditam. Uma educação religiosa para uma família que possui crenças diferentes, por exemplo, pode gerar conflitos na educação.

Da mesma forma, é preciso que a família se envolva no processo educativo, para que quebre preconceitos e desconhecimentos que impedem o estreitamento da relação. Para isso, ela deve contar com canais diversos de atendimento. O Colégio Dom Bosco traz o exemplo do atendimento anjo, em que os pais contam uma comunicação multicanal para resolução de  demandas do dia a dia.

A escola não funciona sozinha e precisa do apoio da família para fazer um bom trabalho com o estudante. Dessa forma, o trabalho do professor é mais produtivo (já que há um alinhamento de interesses) e o aluno percebe que a escola é importante, já que seus pais envolvem-se e preocupam-se tanto com ela!

Você já sabe a importância da família na escola e do relacionamento entre pais e professores. Estreite ainda mais essa união! Assine nossa newsletter e não perca as novidades do Colégio Dom Bosco!

Baixe também nosso e-book sobre como manter um bom relacionamento com a escola do seu filho!Nova call to action

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.