Dennis Mantovani - mar 12, 2020

Supere suas dificuldades em Física com essas 4 dicas incríveis!

Garota que tinha dificuldade em física e conseguiu superá-las através das dicas, em uma sala de aula com equipamentos da disciplina

Poucas são as matérias que causam mais medo nos estudantes que a temida Física. Só de ouvir as palavras “eletromagnetismo”, “termodinâmica” ou “óptica geométrica” muitos alunos tremem de nervoso. Se esse é o seu caso, e a dificuldade em Física impede que você tenha bons rendimentos no colégio, está na hora de encarar de vez a disciplina!

Trazemos, neste artigo, boas dicas para você que está passando por essa situação. Queremos ver você aprender Física no Ensino Médio de uma forma fácil e descomplicada! Acompanhe.

1. Use a internet como sua aliada

Nem só de sala de aula vivem os estudantes. A internet é uma aliada incrível para você entender aqueles conceitos que parecem complicados e que o livro didático não dá conta.

Um exemplo de recurso on-line é o site E-física, da USP, que ensina a matéria para o nível básico e ainda traz curiosidades para atiçar o seu interesse.

Outras ferramentas são os canais do Youtube, ideais para os alunos que gostam de ouvir a explicação da matéria. Existem os mais tradicionais, no formato de aula, como o Canal Física, os voltados para vestibular como o Me Salva, além daqueles que trazem experimentos e curiosidades, como o Física Total

2. Aplique os conceitos no seu dia a dia

Não existe forma melhor de aprender do que aplicar o conhecimento em seu cotidiano.

Assim, se toda vez que alguém disser que pesa cinquenta quilos você lembrar, automaticamente, que peso e massa são coisas diferentes, isso é sinal de que o assunto já foi aprendido (se você não lembra disso, então corre para um daqueles canais do Youtube e pesquisa sobre a segunda lei de Newton!).

Por isso, procure sempre entender os conceitos de verdade, não apenas memorizá-los, fazendo relação com a sua realidade.

3. Pratique com questões

Os conceitos parecem claros, mas é na hora da resolução de questões que a coisa complica. Identificou-se com esse cenário? A melhor forma de ultrapassar essa dificuldade é resolvendo mais e mais questões.

A resolução sempre deve ser acompanhada de um gabarito, caso contrário, você nunca saberá se está fazendo a coisa certa. Opte por questões resolvidas: você tenta sem ajuda e, no final, compara o seu método com o que foi utilizado pelo livro ou professor.

Alguns sites como o Qconcursos possuem banco de questões de vestibular, no qual é possível filtrar por disciplina, assunto e até dificuldade.

4. Destaque todas as informações dos enunciados

Tem-se o seguinte enunciado:

“A corrente elétrica no enrolamento primário de um transformador corresponde a 10 A, enquanto no enrolamento secundário corresponde a 20 A. Sabendo que o enrolamento primário possui 1200 espiras, o número de espiras do enrolamento secundário é…”

Você resolve a questão, chega a um valor, mas depois percebe que não usou um dos dados fornecidos no enunciado. Provavelmente, houve um erro de resolução.

Para evitar isso, circule todas as informações que encontrar. Se a questão fornece informações, elas não estão lá em vão!

Esperamos ter ajudado com essa disciplina que parece tão assustadora, que é a Física do Ensino Médio. Para ler mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter!

E se você também tem problemas com a Matemática, confira nosso post sobre X canais no YouTube para aprender matemática!Quero ver dicas de canais sobre Matemática!

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.