Dennis Mantovani - mar 10, 2020

10 Dicas para escolher a melhor escola para seu filho

Pai que entendeu como escolher a melhor escolha para sua filha, de mãos dadas com ela.

Mais cedo ou mais tarde todos os pais se deparam com a dificuldade em escolher a melhor escola para seu filho. Bem-estar, educação de qualidade e segurança são os primeiros aspectos que vêm à mente como critério de escolha. Mas, uma escola deve oferecer muito mais do que isso para que a formação das crianças seja feita de maneira eficaz.

Anote estas 10 dicas se você ainda não sabe como escolher a escola do seu filho:

1 - Estilo de vida

Antes de começar sua peregrinação pelas escolas, pense em seu estilo de vida e no que você espera de uma instituição em relação à estrutura, método de ensino e às instalações. Leve em conta a distância de sua casa e do trabalho e a qualificação dos profissionais.

2 - Visita às escolas

Visite quantas escolas forem necessárias e tire todas as suas dúvidas. Faça todas as perguntas possíveis. Leve seu filho para conhecer aquelas que você mais gostou. Repare no tratamento dado desde a chegada, a interação com o lugar e os alunos. Veja se ele recebe carinho e atenção do demais funcionários.

3 - Segurança

Na educação infantil a segurança deve ser redobrada. Verifique se há grades nas janelas, quinas de móveis com protetores, tomadas tampadas e piso não escorregadio.

4 - Lazer

A criança também precisa de um tempo livre para as brincadeiras. Portanto, é recomendável que a escola tenha uma área ao ar livre, com parquinho, quadra de esportes e pátio coberto para os dias de chuva.

5 - Horário

O horário de entrada e saída dos alunos deve ficar bem claro. Pergunte qual o procedimento quando os pais se atrasarem ou pedirem para outro familiar pegar seu filho.

6 - Rotina da escola

Visite a escola no horário de funcionamento e observe a rotina. Atenção aos cuidados com a higiene em todas as dependências, mas principalmente na cozinha e nos banheiros.

7 - Meio período ou integral

Escolher a melhor escola para seu filho depende do estilo de vida da família, como já foi dito . Quando pai e mãe trabalham fora, o período integral torna-se uma opção sensata. Quem tem possibilidade de meio período, também faz uma ótima escolha.

Por isso, é importante informar-se sobre as atividades extracurriculares. Balé, futebol, voleibol, basquete, judô, convênios com escolas de natação e teatro são algumas opções para aproveitar melhor o período de permanência na escola.

8 - Leitura

Prefira instituições que se preocupem em estimular a leitura e a criatividade dos pequenos com atividades diversas, como contação de histórias.

9 - Grade curricular e método de avaliação

É importante que a grade curricular contemple todas as áreas do saber, como Português, Matemática, Ciências, Artes e Educação Física. A escola também deve ter estrutura para aulas práticas, visando estimular o aprendizado.

Pergunte sobre o método de avaliações e a nota requerida, e se há algum tipo de tratamento diferenciado para alunos com dificuldade de aprendizado.

10 – Mensalidade X Padrão de vida

Considere se o valor da mensalidade é compatível com suas finanças e com seu padrão de vida para que seu filho possa acompanhar tudo o que a escola oferece. Pergunte sobre passeios, comemorações e eventos feitos durante o ano, para incluir em seu orçamento.

Respondemos a todas as suas perguntas sobre “como escolher a escola do meu filho”? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de outros assuntos do seu interesse!

Confira também nosso post: primeiro dia na escola: como lidar com esse desafio!

Veja como lidar com o 1º dia de aula

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.