Colégio DomBosco

5 canais no YouTube para aprender Matemática

Escrito por Dennis Mantovani | 12/03/2020 13:03:26

Não são raros os casos de alunos que possuem alguma dificuldade para fazer cálculos. Mas, em tempos onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, a tecnologia vem se tornando uma grande aliada para tornar o aprendizado de Matemática mais divertido.

Além dos jogos e aplicativos, há diversos conteúdos online que podem ser utilizados como um complemento ao material didático adotado pelo colégio. Também são uma excelente alternativa para quem busca por dicas rápidas.

Pensando nisso, nós preparamos uma coletânea com os melhores canais do YouTube para quem quer aprender Matemática com vídeos! Depois da nossa seleção, é só dar um play nos assuntos do seu interesse!

1. Matemática Rio

Mantido pelo professor Rafael Procópio, o canal Matemática Rio usa da criatividade para demonstrar que o aprendizado dessa disciplina pode ser divertido, mesmo nos assuntos mais complexos. As aulas tratam de conteúdos abordados nos Ensino Fundamental e Médio, com o propósito de ajudar quem vai se preparar para o vestibular, ENEM e também concursos públicos.

2. Calcule Mais

Iniciativa do professor Vandeir, o Calcule Mais foi criado para ajudar pessoas de todas as idades que querem redescobrir o prazer em aprender Matemática. Além de explicar os conceitos, uma grande quantidade de exercícios é resolvida durante as aulas. Frações, equações de primeiro grau, área e perímetro estão entre alguns dos temas abordados.

3. Aula De

O Aula De também merece estar entre os melhores canais do YouTube, com a diferença de que os idealizadores também disponibilizam conteúdos de outras disciplinas. Com relação a Matemática, os destaques ficam por conta da abordagem da Geometria Plana, Analítica e Espacial; Conjuntos Numéricos e conversões de medidas. No site de mesmo nome, o aluno pode responder a simulados online.

4. Ferretto Matemática

Com o seu canal, o professor Ferretto espera oferecer uma oportunidade para que os usuários ampliem seu conhecimento sobre a Matemática, independente da fase escolar em que frequentem. Para quem está se preparando para o vestibular ou o ENEM, ele revisita os principais tópicos abordados durante o Ensino Médio, de maneira detalhada ou no formato de dicas rápidas, com até um minuto de duração.

5. YouTube Edu

Por último, citamos uma iniciativa do próprio Google, a plataforma Youtube Edu, na qual uma comissão convidada pela gigante da internet faz uma análise dos melhores vídeos de conteúdos educacionais – relativos somente aos Ensinos Fundamental e Médio – produzidos por professores brasileiros. Para os interessados em melhorar suas habilidades com os números, vale olhar as aulas de Estatística, Probabilidade, Análise Combinatória, Razão e Proporção, entre outros assuntos.

Como você percebeu, lápis, papel e borracha já não são mais os seus únicos aliados nessa jornada: a tecnologia pode ser uma grande aliada! Aprender matemática com vídeos torna o processo mais fácil e divertido.

Já que estamos falando de vídeos e plataformas de streaming, confira também nosso artigo sobre 5 séries que todo estudante precisa assistir para se dar bem no ensino médio!