Dennis Mantovani - mar 11, 2020

Como a escola pode auxiliar o seu filho na escolha da carreira?

Colaboradora da escola ajudando uma aluna a saber como escolher o curso de graduação

O Ensino Médio é o período escolar que acompanha a transição da adolescência para a idade adulta. Ao longo destes três anos, os jovens tomam decisões que têm reflexo por toda a vida.

Uma delas, com toda certeza, diz respeito à profissão. Afinal de contas, ser médico, engenheiro, jornalista ou astronauta? Muitos deles já demonstram uma vocação, outros estão cheios de dúvidas.

Nessa hora, os pais procuram maneiras de ajudar o filho na escolha da carreira. Mas a boa notícia é que essa preocupação já não é mais só sua: cada vez mais, as escolas estão empenhadas em orientá-los para que eles façam uma opção consciente. 

Proporcionando uma formação de qualidade

A primeira grande contribuição que uma escola pode oferecer para ajudar na escolha da carreira é proporcionar uma formação de qualidade. Isso significa que o papel da equipe pedagógica é o de fornecer e aprimorar as competências para que o estudante tenha pleno domínio do conteúdo.

Nesse sentido, uma das funções prioritárias de um colégio é assegurar que o processo de aprendizado se torne um momento prazeroso, onde a busca pelo conhecimento deixa de ser uma obrigação para se tornar um hábito, cultivado por vontade própria.

Para isso, as escolas estão inserindo a tecnologia na sala de aula – tablets e outros recursos digitais são cada vez mais utilizados – além de proporcionarem uma reflexão constante sobre seus métodos e práticas de ensino.

Ensinando muito além do conteúdo didático

Muito além do conteúdo didático, uma escola ajuda a consolidar valores. Nessa direção, destaca-se o papel do colégio em ajudar o aluno a desenvolver habilidades comportamentais.

A instituição de ensino deve, a todo momento, incentivar o estudante a adotar uma postura proativa, tomando decisões frente aos novos desafios e assumindo as consequências de seus atos. Para isso, a capacidade de superação também deve ser estimulada.

Também é válido que o seu filho aproveite o período na escola para conhecer a si mesmo: por isso, é tão importante que o colégio valorize a individualidade de cada pessoa, trabalhando para fortalecer a autoestima e estimulando a convivência e o respeito às diferenças. 

Mostrando aos estudantes os diferentes caminhos

Qualquer pessoa tem mais dificuldade para tomar uma decisão quando não conhece exatamente os desdobramentos de suas escolhas. Afinal, como escolher o curso de graduação sem conhecer melhor as características das diferentes profissões?

A escola pode dar uma contribuição valiosa nesse momento, mostrando ao seu filho as possibilidades que ele possui: uma série de iniciativas práticas permite apresentar os mais variados ofícios aos estudantes.

É possível, por exemplo, organizar ou participar de Feiras de Profissões. Mas esta não é a única iniciativa: ao longo do ano, uma estratégia eficiente é agendar visitas a empresas e universidades, além de receber profissionais das mais diferentes áreas para ministrar palestras e conversar com os educandos.

Há alguns casos em que os colégios vão além no processo de orientação profissional e oferecem suporte de especialistas, que podem, por exemplo, aplicar os tão conhecidos testes vocacionais, que permitem ao aluno descobrir que atividades são “compatíveis” com suas expectativas e personalidade.

Entendeu por que ajudar o filho na escolha da carreira também é responsabilidade da escola? Por isso, confira também nosso post sobre 10 dicas para escolher a melhor escola para o seu filho.

Para conhecer melhor os projetos e iniciativas do Colégio Dom Bosco, agende sua visita. Será um prazer receber sua família! 

Quero agendar minha visita!

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.