Colégio DomBosco

Como estimular meu filho a ter autonomia?

Escrito por Dennis Mantovani | 10/03/2020 19:29:17

A criação dos filhos é uma tarefa difícil que preocupa, mas é gratificante quando o resultado de todos os esforços é positivo. É de pequeno que se ensina a criança a ter educação, respeito e também autonomia.

Muitos pais se perguntam: como estimular meu filho a ter autonomia se ele ainda é tão pequeno? Vou perder a autoridade sobre ele? Nada disso vai acontecer, é só ir fazendo tudo aos poucos. 

Ter autonomia sim, mandar não!

Os pais sempre querem o melhor para os filhos. E também querem protegê-los de tudo. Pode soar estranho, mas precisamos desenvolver responsabilidades nos filhos desde os primeiros anos de vida para que eles criem autonomia.

Autonomia desde pequenos?! Sim, isso mesmo. Mas, não confunda autonomia com liberdade para seu filho fazer o que quiser e quando achar que for a hora.

É preciso impor limites e regras para que a criança não cresça querendo mandar nos pais. Dar autonomia é ensinar e capacitar para a vida. É fazer com que seu filho não dependa tanto de você e aprenda a fazer as tarefas simples sozinho.

Como estimular meu filho a ter autonomia se ele tem só três anos?

Em primeiro lugar, é preciso dedicar um pouco mais de tempo aos filhos, acompanhado de muita paciência, amor e compreensão. Por outro lado, as crianças precisam de um tempo livre para se descobrirem, sem os compromissos que a vida impõe hoje aos pequenos, desde o início da educação infantil.

Autonomia aos 3 anos 

Quando os bebês estão chegando aos dois ou três anos e até aos quatro anos já é possível iniciar um processo de autonomia, respeitando o ritmo de cada um e as limitações da idade. E, claro, estando sempre por perto e atento a tudo.

Deixá-los andar sozinhos e “cair para aprender a levantar”, incentivá-los a pedir coisas básicas como água, papinha, ir ao banheiro, geralmente são as primeiras coisas que os pais precisam ensinar a criança a fazer.

Ensine seu filho a comer sozinho, com talheres apropriados, mas ajude-o a cortar os alimentos. Deixe que ele tome suco em um copinho ou canequinha de plástico.

Mostre ao seu filho que é preciso guardar os brinquedos quando ele não for mais brincar. Faça essa tarefa junto com ele até que o aprendizado vire uma rotina.

Autonomia aos 5 anos

Aos cinco anos, a criança já consegue fazer muitas coisas do cotidiano sem muita ajuda dos pais. Atividades como escovar os dentes e tomar banho sozinha; vestir suas roupas, calçar chinelos e calçados mais simples, pentear os cabelos e arrumar a mochila para ir à escola. Também já escolhe os amiguinhos e aprende a dormir sozinha.

Dos 6 anos em diante

Dos seis anos em diante a criança pode ajudar em pequenas tarefas domésticas, como lavar louças mais leves e que não ofereçam perigo; ajudar a regar as plantas; cuidar do quarto e organizar seus objetos.

Tenha em mente que o diálogo é muito importante. Deixe que seu filho faça escolhas e explique as consequências de cada uma. Sempre parabenize a criança com seus acertos.

Ao estimular seu filho a ter autonomia você está criando um adulto seguro de si, com iniciativa e boa autoestima. 

Seu filho tem autonomia? Conte para nós!

Confira também nosso post sobre qual a melhor idade para colocar seu filho na escola!