Dennis Mantovani - mar 10, 2020

Qual a melhor idade para colocar meu filho na escola?

Uma das dúvidas que a maioria dos pais tem é sobre qual é a melhor idade para colocar o filho na escola. Infelizmente, não é possível definir uma única resposta como certa, pois é preciso levar em conta várias questões.

Em primeiro lugar saiba que, de acordo com a Lei 12.796/2013, 4 anos é a idade obrigatória para matricular seu filho em uma instituição de ensino. Portanto, pense no assunto com calma para fazer a melhor escolha na hora certa.

Um dos primeiros aspectos a considerar é o seu estilo de vida. Cada família e cada criança são um universo à parte, com dinâmicas e necessidades diferentes. Pai e mãe trabalham fora? Ainda não terminaram os estudos? Outro bebê está para chegar? As respostas a essas e outras perguntas vão nortear sua decisão!

Para cada situação uma melhor idade para colocar seu filho na escola

Muitas famílias podem contar com a ajuda dos avós, parentes ou mesmo de uma babá, mas se este não for o seu caso, a idade ideal para colocar seu filho na escola é agora. Sem culpa!

Para as mães que trabalham fora o término da licença maternidade é sempre muito angustiante. É o momento de deixar seu bebê no berçário, se ninguém puder ajudá-la.

Mas, não há com o que se preocupar. Um berçário tem acomodações próprias e confortáveis. Tudo o que um bebê precisa é de carinho, estar limpinho e uma boa mamadeira. Com toda essa atenção, é provável que ele durma o dia inteiro enquanto você está no trabalho.

É comum ouvir mães que não trabalham fora, ou as que o fazem em casa, dizerem que 3 anos de idade é ideal para colocar o filho na escola. Nessa idade os pequenos já se comunicam, não usam fraldas e precisam socializar-se com outras crianças.

O que esperar da escola

Decidida a idade ideal para colocar o seu filho na escola, concentre-se na escolha de uma boa instituição e em sua proposta pedagógica. Observe todos os aspectos do local e sua estrutura, desde a higiene, os materiais usados nas atividades e o número de profissionais disponíveis por crianças.

Na escola a criança aprende a ser mais independente e entende melhor que o mundo não gira apenas em torno dela. São trabalhadas a coordenação motora, a noção de espaço, e ainda de maneira muito lúdica, breves introduções a algumas disciplinas do futuro currículo escolar.

A boa escola acolhe a criança e a família

Tenha sempre em mente que, acima de tudo, deve haver empatia entre a escola, a família e a criança. Estabelecida essa relação, a escola passa a ser vista como uma extensão de casa. Desse modo, a criança sente-se mais motivada e interessada pelo convívio escolar. Por sua vez, os pais ficam mais tranquilos com a escolha feita.

No Colégio Dom Bosco a educação infantil é assunto levado a sério. Os projetos pedagógicos são desenvolvidos para fazer com que a criança aprenda a pensar, pesquisar  e desenvolver suas habilidades.

Ensinamentos de várias áreas do conhecimento são trazidos para a vivência dos pequenos, obedecendo as limitações da idade e preparando para as séries seguintes com competência.

E seu filho, foi ou vai para a escola com quantos anos? Conte para nós!

Confira também nosso post com 10 dicas para escolher a melhor escola para o seu filho!

Veja como escolher a melhor escola pro seu filho!

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.