Colégio DomBosco

Criança com dificuldade de aprender? Saiba o que fazer!

Escrito por Dennis Mantovani | 18/03/2020 11:05:37

Notas baixas que se repetem com frequência, queixas gerais sobre a escola e, em casos mais graves, vontade de isolar-se dos colegas e abandonar até mesmo as atividades que mais gosta. Estes são alguns dos sinais de que seu filho pode ser portador de alguma dificuldade de aprendizagem.

Mas você sabe como agir em uma situação dessas? Para ajudar uma criança com dificuldade de aprender a reverter esse quadro, pais e escolas devem somar esforços! Entenda o que você pode fazer lendo o nosso post de hoje!

O primeiro passo: investigue a causa do problema

Não há como contornar qualquer situação quando a origem do problema é desconhecida. As causas podem ser várias: as chamadas dificuldades de aprendizagem são, em sua maioria, temporárias, decorrentes, por exemplo, de um trauma de fundo emocional ou um ambiente familiar desestruturado.

É importante, no entanto, diferenciar dificuldade de transtorno, uma condição neurobiológica que retarda o processo de aprendizado, mas que não deve ser confundida com deficiência e falta de inteligência.

Os mais conhecidos são a dislexia, que afeta a habilidade de ler e escrever, prejudicando a compreensão de textos e palavras, e a discalculia, que produz efeito semelhante com os números.

Não demore a procurar um especialista

A percepção de que há uma dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização é bastante comum. Ao menor indício de que algo pode estar errado, procure ajuda especializada o quanto antes: muitos pais adiam uma ida ao médico ou ao psicólogo por medo do diagnóstico.

Por mais que não seja essa a intenção, a demora em buscar tratamento pode, ainda que involuntariamente, agravar o quadro. Por isso, fique atento tão logo você perceba alguns dos seguintes sinais:

  • Demora para começar a falar pode ser um indicador de que a criança é portadora de algum transtorno;
  • Falhas de leitura, ainda que a criança tenha sido estimulada adequadamente pelo professor;
  • Histórico familiar;
  • A dificuldade se manifesta somente no ambiente escolar; em todas as outras atividades a criança se comporta e age como qualquer outra.

Como pais e escola podem ajudar uma criança com dificuldade de aprender?

Tendo o diagnóstico em mãos, os pais devem conversar com a escola e explicar a situação do filho. É preciso respeitar as limitações de cada criança, mas, por outro lado, é necessário que ela não seja excluída de nenhuma atividade.

A prática de leitura, pode, por exemplo, ser feita em grupo, com o disléxico sendo treinado para pronunciar palavras específicas. Em casa, a família deve encorajar o menor a participar de atividades nas quais ele se sente bem. Para as dificuldades transitórias, de menor gravidade, aulas de reforço devem resolver.

Está disposto a ajudar uma criança com dificuldade de aprender? Forneça a ela apoio incondicional e certifique-se de que o colégio dispõe de uma equipe preparada para ajudá-la: agende uma visita agora mesmo para conversar com nossos profissionais!

Confira também nosso artigo sobre a necessidade de uma boa relação com a escola do seu filho para ajudá-lo em seu aprendizado!]