Dennis Mantovani - mar 11, 2020

Desafios matemáticos: ajude seu filho a aprender!

Garotinha resolvendo no quadro negro desafios matemáticos no ensino fundamental

Quando pensamos nos tempos de escola, uma constatação é quase universal: é impossível ficar indiferente à Matemática. Muitos têm facilidade com os números, mas, para outros, essa disciplina não é a mais amada.

Quando os filhos se encontram no segundo grupo, os pais costumam entrar em desespero! Por outro lado, é necessário tomar alguma providência, caso contrário, o não gostar pode se transformar em aversão.

No post de hoje, nós vamos explicar como os desafios matemáticos no Ensino Fundamental podem ajudar a atrair o interesse dos alunos, fazendo com que eles redescubram o prazer de aprender!

Por que será que seu filho não gosta de Matemática?

Uma pausa para uma reflexão importante: por qual razão o seu filho não gosta de Matemática? Por instinto, você pode até acreditar que o problema está com a criança, mas corre sério risco de estar sendo precipitado.

A verdade é que nem sempre a criança possui algum transtorno de aprendizagem ou mesmo é preguiçosa. Você já se deu conta de que o problema pode estar no jeito de ensinar?

Não que haja uma única estratégia certeira e todas as outras estejam equivocadas. Mas a verdade é que muitas escolas ainda são extremamente conservadoras, incentivando até mesmo a velha “decoreba”.

Como atrair a atenção do estudante?

Nesse contexto, as escolas se veem diante do desafio de atrair a atenção do estudante. Mas como fazer isso? A resposta a esse enigma é tornar o aprendizado da Matemática mais atraente.

Este é um compromisso que faz parte do método de ensino do Colégio Dom Bosco. O aluno precisa redescobrir o prazer de aprender e o primeiro passo para isso é que ele entenda – e reconheça – a utilidade prática de determinado conteúdo em seu dia a dia.

E uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso é aprender se divertindo (ou, se preferir, se divertir enquanto aprende). Dessa maneira, a utilização dos chamados desafios matemáticos é utilizada em todos os níveis de educação, mas traz resultados especialmente enriquecedores no Ensino Fundamental.

Como funcionam os desafios matemáticos?

Os desafios matemáticos se apoiam em situações corriqueiras da vida do estudante para apresentar a ele os problemas que precisará resolver. Sem deixar de lado a fidelidade aos temas, há um flerte com o lúdico.

Pode ser por meio de uma partida de xadrez, a confecção de uma dobradura ou uma disputa de amarelinha. Há ainda a opção de recorrer a obras da literatura publicadas especialmente com essa finalidade ou aos jogos e desafios on-line, que podem ser acessados por meio de um tablet.

Para chegar a resposta desejada, a criança deverá, obrigatoriamente, dominar conceitos básicos da Matemática, como geometria e regra de três. Gradativamente, ela será cada vez mais envolvida no processo de aprendizagem.

Viu como os desafios matemáticos no Ensino Fundamental podem facilitar o aprendizado? Aqui no Colégio Dom Bosco, em São Luís, nós também aplicamos essas práticas para estimular o aprendizado dos alunos. Venha nos conhecer!

Veja como criar um ambiente de estudos em casa

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.