Dennis Mantovani - mar 12, 2020

Dicas de língua portuguesa para passar no vestibular

Quadro negro com a palavra "Português", referenciando ao tópico do texto Dicas de língua portguesa

Realizar o sonho de entrar para uma faculdade depende da aprovação no vestibular. Em nome do sonho do diploma universitário, é preciso comprometimento com os estudos no período que antecede ao processo seletivo.

A gente sabe que um dos principais inimigos do vestibulando são os erros simples, cometidos por pressa ou desatenção. Essa é uma recomendação especialmente válida para a prova de  Português, que costuma ser repleta de “pegadinhas”.

Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas de língua portuguesa para quem quer melhorar os conhecimentos na matéria. Mesmo que você já tenha facilidade, é sempre prudente revisar os conteúdos!

Novo Acordo Ortográfico

Em vigor desde 2016, o novo acordo ortográfico trouxe algumas mudanças importantes na maneira com que algumas palavras são escritas, com o propósito de padronizar a grafia nos países que adotam a língua portuguesa como idioma oficial.

Veja algumas mudanças:

•  Nas palavras paroxítonas (aquelas cuja penúltima sílaba é a tônica), os ditongos abertos em “ei” e “oi” não são mais acentuados. Assim, a grafia correta é “ideia”, “plateia”, “paranoia” e “jiboia”. Atenção: nada muda para as oxítonas, como chapéu;
  •  O trema foi extinto nas palavras em português (permanecendo somente nos termos de origem estrangeira). Assim, você pode comprar quantas linguiças quiser (sem acento mesmo);
  • ·Não se usa mais o acento diferencial para as palavras com grafia idêntica: “para” (preposição) e “para” (tempo verbal), agora se escrevem da mesma maneira, assim como “pelo” (fios do corpo) e “pelo” (preposição);
  • Com relação ao uso do hífen, algumas mudanças: uma das principais é que quando as duas palavras começam e terminam por vogais diferentes, ele foi abolido. Exemplos: “infraestrutura” e “autoestima”.

Gramática

Com relação à gramática, vale a atenção a aspectos como concordância e regência verbal, uso de crase e colocação pronominal. A seguir, listamos alguns dos erros mais comuns cometidos pelos estudantes:

• Fazem oito meses que estou indeciso sobre a graduação que pretendo cursar – quando se refere a um intervalo de tempo, o verbo fazer e seus auxiliares (quando existirem) não devem ir para o plural. Assim, o correto é “faz oito meses” (concordância);
  • Me avise assim que chegar – de acordo com as regras de colocação pronominal, não se deve iniciar uma frase com o pronome oblíquo. O certo é “avise-me”;
  • A palestra terá início meio dia e meio – fique atento: nesse caso, a concordância sempre estará implícita com a palavra hora. Afinal são uma e meia; duas e meia. Use sempre “meio dia e meia”.

Redação e interpretação de texto

Para se sair bem na prova de português, também é essencial que você reconheça e diferencie os tipos de texto, quanto à linguagem e ao formato.

• Muitas questões tomam como ponto de partida o trecho de uma notícia, letra de música ou um anúncio publicitário. Por isso, é fundamental que você consiga interpretar a mensagem que o autor deseja transmitir. Uma boa dica é ler com atenção para buscar a ideia central. Concentre-se nessa hora!
  • A partir da linguagem utilizada, você conseguirá ter uma noção de quem é o público-alvo. Afinal de contas, as pessoas se comunicam de jeitos diferentes, conforme cada situação do dia a dia (sem hífen): no trabalho, de um modo mais formal, com os amigos,  em um tom mais descontraído.
  • Por fim, aprenda a organizar suas ideias em uma estrutura lógica (introdução, desenvolvimento e conclusão) para fundamentar seus argumentos, já que a maioria das provas pede uma dissertação, gênero textual no qual o candidato é convidado a se posicionar sobre determinado tema.

Essas foram algumas dicas de língua portuguesa para você fazer bonito no vestibular. Para mais informações sobre os temas aqui abordados, como as mudanças provocadas pelo novo acordo ortográfico, consulte o material didático utilizado pelo Colégio Dom Bosco!

Se você anda preocupado não só com Português e gostaria de outras dicas, baixe nosso Guia infalível para passar no vestibular!

Nova call to action

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.