Dennis Mantovani - mar 18, 2020

Organize seus estudos para terminar o ano passando no vestibular!

Organizar os estudos com antecedência é fundamental para passar no vestibular. A prova exige o conhecimento acumulado ao longo dos três anos de ensino médio. Além disso, também  exige conhecimento de alguns temas específicos que podem variar de acordo com a instituição e o curso escolhido.

Para dar conta de tanta matéria, um planejamento organizado e eficiente é essencial. O aluno deve estabelecer metas realistas e conseguir cumpri-las com um estudo de qualidade. Apenas assim pode garantir um aprendizado verdadeiro e não uma grande lista de informações memorizadas.

Você sabe como fazer isso? Prepare-se para aprender! No post de hoje, você descobre como organizar um cronograma e estudar para passar no vestibular sem apertos. Confira!

Aprenda a organizar os estudos

O primeiro passo para organizar os estudos é descobrir o que você precisa estudar. Então, informe-se sobre o conteúdo exigido na prova. A seguir, identifique quais temas demandam mais tempo, seja pelo excesso de conteúdos ou pela sua dificuldade na disciplina.

Tendo essas informações, você já pode começar a elaborar uma rotina. E há diversas formas de fazer isso. Você pode montar uma planilha no Excel, dedicar uma aba para cada mês e definir metas para cumprir nos próximos 30 dias. Um quadro Kanban também funciona super bem e pode ser um bom incentivo ter a lista de tarefas sempre à vista.

Também há inúmeros aplicativos para celular ou computador que são ótimos. O MeSalva! não só elabora um cronograma de estudos adaptado ao seu perfil, como também oferece videoaulas objetivas para lhe ajudar a estudar. Encontre a melhor ferramenta para você e organize-se!

Saiba como colocar seus planos em prática

Estudar para passar no vestibular mostra-se uma tarefa mais complicada do que muitos vestibulandos pensam, pois o estudo vai além do planejamento de conteúdos. É preciso considerar, também, locais, horários, métodos, distribuição do tempo, outras atividades e por aí vai.

Dois fatores que você não pode deixar passar é o local e os horários de estudo. Escolha lugares calmos, silenciosos e que ofereçam apoio, como uma biblioteca ou a sala de estudos do cursinho. Assim, você consegue manter a concentração sem ser interrompido e pode pedir ajuda quando precisar, consultando a internet, livros, colegas e professores.

Os horários também são fundamentais, afinal quem não define quando será o momento de estudo sempre acaba adiando ou dedicando-se menos do que gostaria. Defina períodos de estudos como um compromisso, com hora para começar e terminar, incluindo intervalos ou pequenas pausas.

Incorpore diversas estratégias de estudo ao seu cronograma

Para passar no vestibular é preciso dominar as disciplinas, afinal a prova irá testar sua capacidade de aplicar o conhecimento teórico em uma situação prática. Alcançar esse nível de aprendizagem exige a utilização de métodos de estudo diversificados.

Alguns alunos aprendem melhor lendo, outros resolvendo exercícios, outros assistindo aulas ou vídeos. Enfim, descubra qual método funciona melhor para você e para a disciplina. Temas mais teóricos podem ser explorados com a leitura, mas uma fórmula matemática precisa ser conhecida na prática.

Ao elaborar seu cronograma de estudos, alterne técnicas de estudos e disciplinas. Divida o tempo em blocos curtos e faça pequenos intervalos. Assim, sua rotina fica mais dinâmica e o estudo mais eficiente. É uma fórmula para quem tem dificuldade em manter a concentração, então use e abuse dela.

Já elaborou seu cronograma? Então você tem tudo para arrasar no vestibular. Acompanhe nossa página no Facebook e inspire-se com as histórias de sucesso dos alunos Dom Bosco!

Ah, e se você quer dicas matadoras para poder realmente passar no vestibular no fim do ano, baixe nosso Guia infalível para passar no vestibular!

Nova call to action

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.