Dennis Mantovani - mar 18, 2020

4 sinais de que seu filho precisa mudar de escola

Quando os pais escolhem uma escola para os seus filhos, a expectativa é de que esta seja uma relação duradoura. E é bem verdade que existem muitos exemplos bem-sucedidos, mas, por outro lado, há casos em que a relação se desgasta.

De qualquer forma, os responsáveis pela criança ou adolescente devem ter a sensibilidade para perceber que não existe o colégio perfeito. A tendência é a de que surjam alguns conflitos e, para resolvê-los, pais, professores e diretoria vão ter que dialogar.

Todavia, se a situação chegar em um nível de desconforto extremo, onde todas as tentativas de conciliação foram esgotadas, pode ser a hora de uma atitude mais radical. No post de hoje, nós listamos alguns indícios de que seu filho precisa mudar de escola no Ensino Fundamental!

1. Você e a escola já não “falam mais a mesma língua”

Por não falar a mesma língua, entenda-se dificuldades na comunicação. Graças a uma soma de fatores, você não consegue dialogar mais com a equipe pedagógica ou os argumentos que eles apresentam não lhe parecem mais suficientes.

Para chegar a esse cenário, uma provável explicação acontece quando as ações da escola vão de encontro às suas expectativas. Há uma nítida incompatibilidade de valores e ideias: ainda que tenham sido tomados todos os cuidados no processo de seleção do colégio, algumas práticas podem surpreender negativamente.

2. Tarefas e cobranças em excesso

Que o dever de casa é essencial para estimular nos alunos o senso de aprendizagem, ninguém discorda. Mas a verdade é que existem instituições que acabam passando dos limites e até mesmo desrespeitando o ciclo natural de desenvolvimento da criança ao sobrecarregá-la com tarefas.

Este é um cuidado ao qual você deve se atentar especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Quando o pequeno estudante sempre precisa da ajuda de todos da família para cumprir com suas obrigações no prazo, é a hora de ficar alerta.

3. Incompatibilidade da criança com a metodologia de ensino

Quando as notas baixas se tornam recorrentes, o primeiro instinto dos pais é responsabilizar a própria criança pelo mau desempenho. Mas essa teoria logo se desfaz se o histórico escolar sempre provou o contrário.

Há casos em que a queda no rendimento é explicada por uma incompatibilidade com a metodologia de ensino: um novo professor que explica o conteúdo de um jeito diferente, por exemplo, o que pode fazer com que a criança perca o interesse por determinado conteúdo.

4. Seu filho perdeu completamente o interesse de ir à escola

Deixamos por último aquele que talvez seja o indício mais evidente de que é a hora de mudar de escola no Ensino Fundamental: o seu filho perdeu completamente o interesse de ir à escola.

Em casos mais graves, como na prática de bullying – discriminação por conta de uma característica física ou comportamental – essa apatia pode se estender a outras situações do cotidiano, levando a um quadro de depressão e completo isolamento.

Até mesmo atividades que antes eram motivo de enorme prazer, costumam ser completamente abandonadas, tamanha a rejeição que a vítima sente. Neste caso, além de mudar de escola, procure uma orientação especializada.

Se você se identificou com um dos motivos apresentados aqui – ou mesmo vários deles –, que tal começar uma nova busca? Agende uma visita e venha conhecer os diferenciais da metodologia do Colégio Dom Bosco!

Confira também nosso artigo com 10 dicas para escolher a melhor escola para o seu filho!

Veja como escolher a melhor escola pro seu filho!

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.