A preservação dos recursos naturais tornou-se uma prioridade em todo mundo. Em meio aos inúmeros episódios de desequilíbrio ambiental, a incorporação da sustentabilidade na construção civil já é uma tendência irreversível, e que deve ser seguida pelos futuros engenheiros.
{{cta(’65cb45b3-3c14-464d-99c1-372a2472777d’)}}
Neste post, você vai entender por que o engajamento deste setor é tão importante e que medidas práticas devem ser tomadas para alcançar esse objetivo. Continue a leitura!
Por que apostar na sustentabilidade na construção civil?
A incorporação da sustentabilidade na construção civil é uma tentativa de reduzir o impacto ambiental provocado pelo setor. O conceito de construção sustentável, inclusive, almeja a manutenção de um equilíbrio entre ambientes naturais e construídos.
Por outro lado, essa é uma proposta que também afeta e integra-se às demandas econômicas e sociais, na medida em que busca ampliar a qualidade de vida das comunidades, sem, no entanto, desencorajar o desenvolvimento.
Nesse contexto, os chamados projetos inteligentes são cada vez mais comuns. Embora sejam comumente associados a um alto grau de sofisticação, eles abrangem também soluções mais simples, como a análise do melhor posicionamento para uma janela, de modo a favorecer a entrada de luz natural.
Quais os principais desafios a serem vencidos?
Os engenheiros civis se deparam com vários desafios no exercício de sua profissão. Como uma de suas atribuições prioritárias, eles devem investir em soluções para conter o desperdício de energia e materiais, além de diminuir os resíduos gerados e preservar o ambiente natural.
Em termos práticos, isso exige uma mudança de concepção, deixando de lado paradigmas da arquitetura convencional. Nesse contexto, flexibilidade torna-se um conceito-chave: é preciso projetar um ambiente para múltiplos usos, inclusive para incorporar novas necessidades, não previstas na obra original.
Também é importante desenvolver soluções que viabilizem o aproveitamento racional da energia, bem como a substituição de materiais que apresentem alto impacto ambiental. A reciclagem é outra iniciativa importante, pois viabiliza maneiras de reutilizar os produtos.
E as principais tendências e ações em prol da sustentabilidade na construção civil?
A médio prazo, a tendência é que as edificações busquem a auto-suficiência em relação à energia que consomem, com a utilização de mecanismos que convertam a luz solar (ou outras fontes) em eletricidade.
Ao elaborar um projeto, o responsável também precisa considerar as condições climáticas da região em que o empreendimento estará inserido, de maneira a minimizar o consumo de energia e potencializar as condições de ventilação. Além disso, é importante a projeção de ruas acessíveis, cujos trajetos possam ser percorridos por pedestres, ciclistas e portadores de deficiência.
Finalmente, há de se destacar o maior rigor na seleção de materiais: o ideal é priorizar matérias-primas potencialmente recicláveis e de baixa toxicidade. Na contramão, produtos que causam danos à saúde humana ou ao meio ambiente, como o PVC, tendem a ser deixados de lado.
Com este post, nós esperamos ter chamado a atenção para a importância da sustentabilidade na construção civil. Para saber mais sobre o assunto, veja como as inovações tecnológicas podem ajudar a alcançar esse objetivo Até a próxima!
{{cta(‘a0847d8f-2adb-40f1-b132-d34d8730563a’)}}
Leia também: 4 sites de Engenharia Civil para você acompanhar a partir de hoje!