Postado por Dennis Mantovani em 17-07-2018 9:00

O que é Arquitetura em perguntas e respostas

arquitetura undb

Para quem tem interesse pela combinação de arte com tecnologia ou Humanas com Exatas, descobrir o que é Arquitetura amplia os horizontes profissionais. Desvende essa carreira em perguntas e respostas no artigo de hoje!

Curso de Arquitetura e Urbanismo

O que é Arquitetura?

Arquitetura é a integração equilibrada de sensibilidade artística e metodologia científica para projetar todos os tipos de construção, incluindo casas, escolas, hospitais, fábricas, arranha-céus, escritórios, pontes, etc.

Ela é capaz de afetar a maneira como nos relacionamos, aumentar a produtividade dos negócios e melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

Assim como a natureza, a Arquitetura carrega em si as marcas de seu tempo. Por isso, a interpretação do que é Arquitetura acompanha as mudanças culturais, sociais, políticas, econômicas e ambientais.

O que é Urbanismo?

Você já sabe o que é Arquitetura, mas e esse tal de Urbanismo?

Como o próprio nome indica, Urbanismo é o estudo das áreas urbanas e das interações dos habitantes com os espaços construídos. Envolve o planejamento e construção de estruturas, além do estudo de fluxos, ocupação de espaços, da vida e da cultura que permeiam aquele determinado local.

O urbanismo está sempre atento às rápidas mudanças socioculturais que caracterizam a vida nas cidades e metrópoles. Entre os principais aspectos que os arquitetos e urbanistas devem levar em conta estão:

• a diversidade da vida social;
  • necessidade de mobilidade;
  • importância conferida ao materialismo, como sinônimo de sucesso e riqueza;
  • impessoalidade e falta de comunicação íntima nas cidades.

Que tal descobrir o que o arquiteto estuda?

arquitetura undb

O que o arquiteto urbanista estuda?

Na faculdade de Arquitetura, você é ensinado a pensar o espaço e suas funcionalidades, levando em conta elementos como orçamento, materiais,  sustentabilidade.

Além de aprender o que é arquitetura e o que é urbanismo, você estuda técnicas de expressão e representação, geometria descritiva e fundamentos de sistemas estruturais.

Nas matérias dedicadas aos projetos arquitetônicos, você tem a chance de colocar seu conhecimento teórico em prática e estimular o seu processo criativo. Esse tipo de vivência lhe dá outra dimensão sobre os projetos e lhe ajuda a melhorar as experiências cotidianas dos usuários desses espaços ao se formar na faculdade de Arquitetura.

Topografia, História da Cidade, Conservação Urbana, Mobiliário e Paisagismo são algumas disciplinas que o arquiteto estuda. Veja a matriz curricular completa do curso no site.

O que é CAD?

Quando alguém procura entender o que é Arquitetura frequentemente esbarra-se em nomenclaturas desconhecidas, como é o caso do CAD.

CAD é uma sigla em inglês para “desenho assistido por computador”, uma tecnologia da informação que ajuda os arquitetos a projetar detalhadamente suas obras.

Além de conseguir enxergar com mais clareza as dimensões ou materiais utilizados, esse tipo de software é capaz de produzir diagramas bidimensionais ou tridimensionais, que podem ser vistos de qualquer ângulo.

Essa é uma das habilidades que você pode desenvolver na faculdade de Arquitetura.

Será que você combina com a Arquitetura?

Você tem vontade de fazer faculdade de Arquitetura, mas não sabe se tem o que precisa para ser bem-sucedido profissionalmente? Descubra se você tem o perfil do estudante de Arquitetura e Urbanismo no blog da UNDB!

QUERO ME INSCREVER