Postado por Undb em 05-09-2024 19:00

Ciência da Computação ou Engenharia de Software?

 
 
 
 
 
 
 
ciência da computação ou engenharia de software

Escolher a profissão que se quer ter no futuro e o que é de qual forma estudar, é uma tarefa difícil atualmente para a maioria das pessoas. Porém,  as áreas de engenharia de software e ciência da computação estão em crescimento constante porque são profissões que abrangem as áreas da tecnologia. 

Em geral, todas essas funções que estão ligadas ao mundo digital têm sido interessantes economicamente, a decisão por uma profissão se torna ainda mais difícil, principalmente ao analisarmos carreiras que são parecidas. 

Neste conteúdo, iremos falar sobre ciência da computação e engenharia de software, diferenciando-as. Se você tem dúvida de qual das duas escolher, acompanhe este conteúdo completo sobre essas duas carreiras de sucesso. 

O que é Ciência da Computação

Ciência da Computação é uma área de estudo que se concentra na teoria, design, desenvolvimento e aplicação de sistemas de computação e tecnologias relacionadas. Isso inclui a criação de novos algoritmos, a construção de sistemas de software e hardware, e a análise de sistemas de computação existentes. 

Essa área também envolve a aplicação de técnicas de computação para resolver problemas em várias áreas, como ciências sociais, negócios, saúde e engenharia. Dessa forma, os profissionais da Ciência da Computação são altamente treinados em matemática, lógica e tecnologia de computação, e trabalham em uma variedade de campos, desde o desenvolvimento de software até a ciência da computação aplicada.

Assim sendo, os Cientistas da Computação podem atuar em uma variedade de campos, incluindo desenvolvimento de software, inteligência artificial, ciência de dados, segurança de redes, sistemas de informação, engenharia de computação e muito mais. 

Eles podem trabalhar em empresas de tecnologia, instituições de pesquisa, governo e empresas de todos os tamanhos em todo o mundo. Alguns exemplos de funções comuns para profissionais de Ciência da Computação incluem:

  • Desenvolvedor de software;
  • Engenheiro de computação; 
  • Cientista de dados;
  • Pesquisador em inteligência artificial;
  • Analista de segurança de redes e outros.

Mercado de trabalho para o Cientista da Computação

Atualmente, profissionais da área da computação encontram um mercado de trabalho bastante amplo no país, pois qualquer empresa que utiliza algum tipo de tecnologia para desenvolver suas atividades, independente do porte da empresa, precisará do auxílio de computadores para melhor organizar seu negócio e não ficar estagnada no tempo.

Portanto, esse profissional formado em Ciência da Computação pode trabalhar em qualquer empresa que utilize uma rede de computadores. O setor industrial costuma empregar grande maioria dos profissionais formados nessa área. 

Além disso, tem os profissionais que trabalham como autônomos, prestando serviços para particulares ou empresas de forma terceirizada e ainda os profissionais que decidem seguir a carreira acadêmica, sendo que atuar em universidades é preciso dar continuidade nos estudos de pós-graduação, como mestrado ou doutorado

 

engenharia software1

 

Como é a profissão de Engenheiro de Software

O engenheiro de software é responsável por promover o desenvolvimento de programas de computador, procurando sempre utilizar a inovação e a ciência para atingir maior performance e aumentar a produtividade nos setores econômicos.

Então, além de criar e testar novos programas, esse profissional também realiza manutenção e atualização deles. Entre alguns exemplos de programas desenvolvidos pelo engenheiro de software tem-se:

  • Jogos;
  • Aplicativos;
  • Plataformas digitais relacionadas à educação;
  • Sistemas específicos para áreas da saúde e bancária, entre outros.

Ademais, o engenheiro de software também pode atuar na administração de projetos e negócios de empresas de computação. 

Sobre o profissional de Engenharia de Software 

Criar sistemas e programas de computador é o trabalho básico do Engenheiro de Software. Junto à criatividade, o profissional precisa aplicar seus conhecimentos para criar, analisar e desenvolver programas adequados às necessidades das pessoas e empresas. Para isso, é importante uma boa formação.

Também na parte de Softwares, os profissionais podem utilizar uma série de ferramentas. Entre elas, Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDE, do inglês Integrated Development Environment), que utilizam o processo de escrever códigos.

Por ser uma profissão com ampla atuação, um engenheiro de software deve estar atento à multidisciplinaridade de sua profissão. A seguir, confira áreas que são correlatas com a profissão de engenheiro de software:

  • Ciência da Computação: dá a base teórica necessária para a profissão.
  • Análise de Sistemas: ensina os sistemas computacionais existentes entre hardwares, softwares e o usuário final.

Áreas de atuação de um Engenheiro de software

O engenheiro de software trabalha em uma das bases de desenvolvimento do país, portanto tem a chance de se inserir em diversas áreas. Além disso, o aumento do número de usuários de dispositivos móveis fez com que esses profissionais fossem mais requisitados para criação de aplicações e jogos associados a essas ferramentas digitais.

Dessa forma, esse profissional pode atuar tanto em empresas públicas quanto privadas em quaisquer segmentos, sendo muito comum que seja contratado por startups de inovação e por grandes companhias de tecnologia. Ele também pode vir a trabalhar como administrador de bancos de dados, analista de sistemas e programador.

Como escolher entre ciência da computação e engenharia de software?

Mesmo após ler todo o nosso texto, é possível que você ainda esteja com dúvidas de qual escolher tomar, afinal, são duas áreas próximas e com diversas possibilidades. Além disso, uma decisão tão importante deve ser feita com bastante cuidado e pesquisa.

Podemos te ajudar dizendo o seguinte: aqui, não existe escolha errada! Ambas as profissões estão em alta e despontam com ainda mais crescimento no futuro.

É importante lembrar que o trabalho com dados tem se inserido de vez no mercado, sendo um requisito básico para as empresas que querem ganhar espaço. Além disso, a tecnologia está sempre avançando e isso deixa claro que serviço não vai faltar.

Cursos de tecnologia da UNDB 

Tá pensando em iniciar carreira em alguma dessas áreas e se tornar um profissional capacitado com boas remunerações e destaque no mercado de trabalho ? A UNDB é a opção perfeita para você realizar essas qualificações. 

Na UNDB, fornecemos as ferramentas essenciais para você ingressar na carreira de tecnologia, com uma proposta acadêmica diferenciada que coloca o nosso aluno como protagonista do seu aprendizado. 

O Centro universitário UNDB disponibiliza alguns dos principais cursos na área de tecnologia que garante um futuro profissional brilhante, como: 

Está preparado para ingressar em algum desses cursos da UNDB? As inscrições estão abertas, confira aqui, qual das opções oferecidas de formas de ingresso se encaixa melhor em seu perfil e aproveite!



Tópicos: Engenharia de Software, faculdade de engenharia de software, curso de engenharia de software

Postado por Undb em 05-09-2024 19:00