Postado por Undb em 21-05-2024 9:30

Fisioterapia esportiva: Cuidados e tratamentos para atletas!

 
 
 
 
 
 
 
fisioterapia esportiva

A Fisioterapia esportiva para atletas têm um papel importante e fundamental na prevenção e no trato de lesões, em especial para os atletas de alto rendimento. Cada vez mais importante e valorizada, mescla atividades e modalidades terapêuticas diversas visando recuperar o desempenho padrão desses pacientes. 

Claro que cada esporte exigirá determinado planejamento e tratamento por parte do profissional. Como por exemplo, esportes de alto impacto, como corrida, vôlei e futebol, produzem lesões nos ombros, quadris, joelhos e tornozelos. 

Porém, a junção de diferentes técnicas e procedimentos terapêuticos é capaz de restaurar esses pacientes, revertendo os sintomas da lesão e impedindo o seu agravamento, havendo chance de recuperação total.

Neste conteúdo iremos mostrar como a fisioterapia esportiva é capaz de assegurar a saúde desses profissionais de alto rendimento e quais cuidados e tratamentos são feitos para que esses atletas voltem ao nível de competição em que eles estão habituados a fazer. 

O que é Fisioterapia esportiva?

A Fisioterapia esportiva é uma área destinada a atletas e praticantes de exercícios físicos. Sua função é prevenir e proteger o corpo e tratar fraturas ou lesões.

A grande tarefa dos profissionais que atuam nessa área é ajudar esses atletas a alcançar seu mais alto desempenho sem se prejudicar. Em caso de problemas, permitir que se recupere o quanto antes e retornem ao desempenho padrão. 

O acompanhamento fisioterápico para esses pacientes aumenta o rendimento do atleta, promove um maior aproveitamento dos treinos, ajuda o preparo físico e evita a necessidade de afastamento. 

Como funciona a  fisioterapia esportiva 

A fisioterapia esportiva irá funcionar através de programas individuais. O tratamento será planejado e pensado de acordo com as necessidades de cada paciente, levando em consideração suas condições e limites. 

Esse tipo de procedimento pode envolver diversas técnicas que buscam o melhor prognóstico possível em um curto período. 

Este tipo de acompanhamento é recomendado para qualquer pessoa que pratique atividade física ou esporte, independente da idade. O paciente contará com atenção total em treinamento e controle de lesões, além de um trabalho que envolve melhoria do condicionamento físico e outras qualidades. 

No entanto, a maneira como esse tratamento será conduzido depende muito do tipo e local da lesão e do esporte envolvido, o que ajudará a definir ainda quais técnicas precisarão ser aplicadas. É recomendado também que o tratamento deve ser elaborado individualmente a partir da análise das deficiências e demandas funcionais a serem trabalhadas. 

Ou seja, sem um acompanhamento adequado desses profissionais capacitados elaborando um plano de melhoria e tratamento, o desgaste físico pode se tornar um problema grave e a sobrecarga constante pode levar a sérias complicações. 

Por isso a importância de existir profissionais capacitados na área e é fundamental que esses profissionais estejam sempre em busca de especializações, direcionando o seu trabalho para um nicho específico e sempre se atualizando sobre técnicas de tratamento, investindo em estudos e pesquisas visando um constante aperfeiçoamento.

Quais são os procedimentos da fisioterapia esportiva

Um dos principais objetivos do tratamento é a recuperação completa do paciente. Os recursos a serem empregados dependem de uma série de fatores, dentre eles o local e o tipo de lesão, sua gravidade e a modalidade esportiva praticada pelo paciente. 

Iremos listar alguns procedimentos e técnicas mais utilizados pela fisioterapia para atletas. 

Treino funcional 

O treinamento funcional é um dos recursos da fisioterapia para atletas, neste caso, o principal objetivo aqui é a reabilitação. Este tipo de treino inclui exercícios que envolvem principalmente as funções articulares e musculares do organismo. 

Este tipo de treinamento pode ajudar na melhora da mobilidade, a estabilidade, a força e a resistência, desenvolvendo o equilíbrio e a coordenação motora. 

 

fisioterapia esportiva1

 

Terapia manual

Essa técnica é formada por um conjunto de técnicas utilizadas para prevenir e tratar diferentes tipos de disfunções. Pode ser utilizada nos diferentes tecidos, musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos, produzindo como reação um retorno ao equilíbrio e normalização das condições orgânicas e funcionais. 

Eletroterapia

Existem diversas formas de aplicar a eletroterapia em função da fisioterapia, cada uma com suas particularidades e necessidades. De modo geral, o objetivo é produzir alterações no tecido tratado. 

Para aplicação desse procedimento, eletrodos são aderidos à pele do paciente, pelas quais ondas de energia eletromagnética são transmitidas. Com isso, são produzidos efeitos térmicos, contrações musculares e estimulações nervosas capazes de produzir analgesia e reparar danos. 

Bandagens funcionais

As bandagens funcionais são ótimas alternativas para aliviar dores e prevenir lesões. Geralmente são usadas em combinação com outras técnicas, e trabalham principalmente o tônus muscular e o posicionamento articular.

Essa terapia é bastante usada por atletas, especialmente por acelerarem a recuperação e permitirem um retorno precoce aos treinos mesmo sem uma reabilitação completa. 

Onde estudar Fisioterapia ?

Por ser uma área é uma profissão bastante abrangente, o curso de Fisioterapia costuma ser bastante procurado, portanto ele é facilmente encontrado nas faculdades. Escolher uma boa faculdade para iniciar sua graduação é muito importante para que seu futuro profissional seja garantido e você consiga credibilidade no mercado de trabalho.

A UNDB é uma instituição que é referência de ensino, sendo uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região.

O curso de Fisioterapia da UNDB tem duração de cinco anos sendo ofertado no período matutino. Durante esse período, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você possa aprender as disciplinas da melhor forma, se tornando um profissional completo futuramente.

Então, agora que você já sabe qual é a faculdade ideal para você iniciar sua graduação. Quer se tornar um estudante da UNDB?  Você pode ingressar na instituição com o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni ou até mesmo a transferência externa.

Para os que desejam financiar os estudos, a UNDB oferece também algumas modalidades de financiamento, como:

Essas modalidades também podem te ajudar a realizar seu sonho do ensino superior e conquistar sua carreira profissional. Saiba mais detalhes sobre nossas formas de ingresso clicando aqui e tire todas as suas dúvidas. 

Tópicos: Fisioterapia, Faculdade de Fisioterapia, Graduação em Fisioterapia

Postado por Undb em 21-05-2024 9:30