O estudante que se forma em fisioterapia se torna o profissional que é responsável na prevenção de doenças e lesões, por meio da aplicação de técnicas como exercícios e massoterapia. Esses problemas podem ser desencadeados por fatores como alterações genéticas, doenças adquiridas no decorrer da vida ou acidentes.
Para ser este tipo de profissional, empregando as técnicas da melhor forma, é importante passar por alguns anos de estuda na faculdade. O curso de fisioterapia é uma mistura de disciplinas de ciências biológicas e ciências da saúde. Envolvendo matérias da biologia, fisiologia,anatomia, patologia, saúde pública, entre outras.
Para ajudar você a compreender melhor quais tipos de técnicas deverão ser aplicadas no dia a dia da profissão, preparamos um conteúdo com as principais informações sobre o que se estuda no curso de Fisioterapia. Confira!
Quais são as matérias do curso de Fisioterapia?
As matérias que são ensinadas durante a graduação de Fisioterapia é uma mistura de disciplinas da área da saúde e as disciplinas mais específicas, como Fisioterapia Aquática, Neurofuncional, Respiratória e Esportiva.
Separamos algumas das principais matérias que estão inseridas na grade curricular do curso para você conhecê-las.
- Aparelho Locomotor;
- Aparelho Urogenital;
- Atividades complementares;
- Bioestatística e Epidemiologia;
- Biomecânica e Cinesiologia;
- Desenvolvimento Humano e Social;
- Educação e Comunicação em Saúde;
- Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho;
- Estilo de vida, Saúde e Meio Ambiente;
- Estrutura e Função Humana;
- Fisiologia do Exercício;
- Fisiologia Dermatofuncional;
- Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia;
- Fisioterapia Esportiva;
- Fisioterapia Musculoesquelética;
- Fisioterapia Neurológica;
- Fisioterapia Pediátrica;
- Gestão de Clínicas e Consultórios;
- Mecanismos de Agressão e Defesa;
- Programa de Integração Saúde Comunidade;
- Saúde Coletiva;
- Sistema Cardiorrespiratório;
- Sistema Nervoso;
As disciplinas de Fisioterapia envolvem também conteúdos teóricos do campo da saúde aliados a práticas laboratoriais, para que o aluno experimente o dia a dia da profissão. Portanto é importante que os laboratórios sejam bem equipados e que o corpo docente tenha experiência no mercado.
Vale ressaltar que os estágios, inclusive, são obrigatórios durante a faculdade de Fisioterapia. Podendo acontecer ou não a partir do 7° período do curso. Dessa forma, o estudante participa ativamente dos principais setores dessa profissão, de modo que pode transitar por diversos ramos de trabalho para treinar suas habilidades conforme a demanda do mercado.
Quais são as principais áreas da Fisioterapia ?
Iremos te apresentar agora as principais áreas que geralmente são desejadas pelos profissionais da área de Fisioterapia, são elas:
Fisioterapia Geriátrica
A Fisioterapia geriátrica é uma área que é voltada exclusivamente para os idosos que precisam solucionar os problemas ocasionados pela idade, como a dificuldade de locomoção e a perda gradativa da capacidade motora.
O profissional que optar por esse segmento profissional precisa de muita dedicação e paciência, que são características necessárias, visto que os tratamentos costumam ser de longa duração.
Fisioterapia Cardiorrespiratória
Na Fisioterapia Cardiorrespiratória o profissional aprende a desenvolver técnicas específicas para aliviar sintomas decorrentes de doenças, como tosse persistente e cansaço físico.
O tratamento nesse segmento é justamente na parte de prevenção de distúrbios cardiorrespiratórios, principalmente asma e bronquite.
Acupuntura
O segmento profissional nessa área de acupuntura tem crescido nos últimos anos e se consagrou entre uma das áreas mais procuradas pelos Fisioterapeutas. A busca dos pacientes por esse tipo de tratamento também tem influenciado no aumento dessa busca de trabalho pelos profissionais.
A acupuntura se baseia nas técnicas do estímulo da pele por meio de aplicação de agulhas em pontos específicos, proporcionando melhorias no controle das dores e na manutenção das funções do sistema imunológico.
Quiropraxia
A quiropraxia é um ramo que envolve o tratamento de lesões relacionadas ao sistema nervoso, muscular e ósseo. A quiropraxia ajuda a combater danos em articulações, músculos, ossos, tendões e ligamentos a partir da aplicação de técnicas específicas.
Esse tipo de tratamento atua de forma complementar com outros tratamentos convencionais prescritos pelos médicos.
Ortopedia e Traumatologia
Profissionais que atuam nesse ramo, geralmente, exercem suas funções em conjunto com médicos ortopedistas, promovendo a reabilitação de pacientes com fraturas, traumas e luxações dos mais variados graus.
Outros distúrbios como vícios posturais ou sequelas causadas por acidentes também são tratados por profissionais dessa área.
Fisioterapia neurológica
A Fisioterapia neurológica é conhecida também como neurofuncional, ela se encarrega de tratar os distúrbios decorrentes de doenças neurológicas ou acidentes que afetam o sistema nervoso do paciente, por exemplo, o AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O foco nessa área é a reabilitação parcial ou total dos indivíduos para que eles voltem a realizar suas tarefas cotidianas de forma independente, recuperando a sua qualidade de vida.
{{cta(‘dfde96f0-80a2-4922-b6ba-b51fdc62e5e9’)}}
Onde estudar Fisioterapia ?
Por ser uma área é uma profissão bastante abrangente, o curso de Fisioterapia costuma ser bastante procurado, portanto ele é facilmente encontrado nas faculdades. Escolher uma boa faculdade para iniciar sua graduação é muito importante para que seu futuro profissional seja garantido e você consiga credibilidade no mercado de trabalho.
A UNDB é uma instituição que é referência de ensino, sendo uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região.
O curso de Fisioterapia da UNDB tem duração de cinco anos sendo ofertado no período matutino. Durante esse período, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você possa aprender as disciplinas da melhor forma, se tornando um profissional completo futuramente.
Então, agora que você já sabe qual é a faculdade ideal para você iniciar sua graduação. Quer se tornar um estudante da UNDB? Você pode ingressar na instituição com o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni ou até mesmo a transferência externa.
Para os que desejam financiar os estudos, a UNDB oferece também algumas modalidades de financiamento, como:
Essas modalidades também podem te ajudar a realizar seu sonho do ensino superior e conquistar sua carreira profissional. Saiba mais detalhes sobre nossas formas de ingresso clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.