Postado por Undb em 03-09-2024 9:00

Quais os impactos causados pela inteligência artificial no ensino

impacto da inteligência artificial

A IA (inteligência artificial) tem se tornado cada vez mais presente no mundo contemporâneo, trazendo consigo uma série de impactos sociais. Esse segmento é uma área da ciência da computação que se dedica a criar sistemas capazes de simular a inteligência humana, como o aprendizado, resoluções de problemas e o reconhecimento de padrões.

Podemos dizer que um dos principais impactos causados pela IA é a automação de tarefas. Muitos empregos que antes eram executados por humanos estão sendo substituídos por máquinas inteligentes. Isso faz com que gere o aumento da produtividade e eficiência, permitindo que as empresas realizem tarefas de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, a IA também está impactando áreas como a medicina e a segurança.  Nessas áreas, a IA é capaz de analisar grandes volumes de dados e fornecer diagnósticos rápidos e precisos.

O que é inteligência artificial?

Primeiramente, é importante entender o conceito de inteligência artificial. A IA é uma área da ciência da computação que se dedica a criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.

Esses sistemas são desenvolvidos através de algoritmos e modelos matemáticos complexos, que permitem que eles aprendam com dados e tomem decisões com base nesses aprendizados.

Prós da IA na Educação

Um dos principais benefícios da Inteligência Artificial na educação é a capacidade de personalizar o ensino. Com o uso de algoritmos de aprendizagem adaptativa, a  IA pode personalizar o ensino de acordo com as necessidades e ritmo de aprendizado de cada aluno.

Personalização do Ensino

A personalização do ensino é uma das maiores promessas da Inteligência Artificial na educação. Através do uso de sistemas de IA, é possível criar programas de estudo que se adaptam ao ritmo de cada aluno. Por exemplo, se um aluno tem dificuldade em um determinado conceito, o sistema pode oferecer recursos adicionais e exercícios para ajudar o aluno a superar essa dificuldade.

Identificar áreas de dificuldade

Além disso, os sistemas de  IA podem identificar áreas de dificuldade para cada aluno e focar nessas áreas. Isso significa que os alunos podem receber uma aprendizagem mais direcionada, focada em suas áreas de necessidade.

A Inteligência Artificial também pode trazer benefícios em termos de eficiência administrativa. Os professores muitas vezes se encontram sobrecarregados com tarefas administrativas, como correção de provas e monitoramento do desempenho dos alunos.

Com a IA, muitas dessas tarefas podem ser automatizadas, liberando mais tempo para os professores se concentrarem no ensino.

Automatização de tarefas

A automatização de tarefas administrativas é uma das formas de como a IA pode auxiliar os professores. Por exemplo, existem sistemas de  IA que podem corrigir automaticamente provas e atribuir notas aos alunos. Isso pode economizar muito tempo para os professores, que podem então usar esse tempo para preparar aulas mais envolventes e interativas.

inteligencia artificial5

Impacto da IA nos Professores e Alunos

Para os Professores

Então, qual é o impacto da IA nos professores e alunos? Para os professores, a IA pode tornar seu trabalho mais eficiente e permitir que eles se concentrem mais na parte pedagógica da  educação. Ao automatizar tarefas administrativas, os professores podem ter mais tempo para preparar aulas e interagir com os alunos.

Para os Alunos

Para os alunos, a  IA pode proporcionar uma educação mais personalizada. Os sistemas de IA podem se adaptar às necessidades e ritmo de aprendizado de cada aluno, oferecendo um ensino mais direcionado e eficaz.

No entanto, também é importante considerar as desvantagens da  Inteligência Artificial. A falta de interação humana e as questões de privacidade e ética são preocupações significativas que não devem ser ignoradas.

Realize seu sonho do ensino superior, venha para UNDB

Na UNDB  oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas.

Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.

Como ingressar na graduação na UNDB?

As formas de ingresso mais comuns são o vestibular o ENEM e o PROUNI, vamos explicar um pouco elas abaixo:

• VESTIBULAR TRADICIONAL: Nessa modalidade você faz uma prova que irá avaliar o seu conhecimento das disciplinas do ensino médio e de conhecimentos gerais como atualidade. Caso você atinja a nota mínima necessária será chamado para fazer sua inscrição, as informações detalhadas serão sempre disponibilizadas pelo edital do vestibular que sempre será colocado no site com antecedência, basta acompanhar.
  • TRANSFERÊNCIA EXTERNA: Para quem já está cursando uma graduação em outra instituição e quer fazer parte da UNDB uma faculdade referência na região e excelência de ensino, é muito fácil, basta levar toda a documentação na Central do Candidato , e ainda você ganha 100% de desconto na matrícula.
  • ENEM: Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir de 2017 podem utilizar sua nota para ingressar na UNDB. Você só precisa ter a nota mínima necessária para o curso escolhido.
  • PROUNI: Estudantes que se inscreveram no programa de bolsas do governo PROUNI e foram classificados como aptos podem conseguir vaga nos cursos de graduação da UNDB.

Para quem deseja financiar os estudos, a UNDB oferece 3 modalidades são elas:

1.  FIES;
  2.  PRAVALER;
  3.  FUNDACRED;

Essas 3 modalidades de financiamento podem te ajudar a concretizar o sonho do ensino superior.

Tópicos: cursos tecnólogos, técnicas de aprendizagem, tecnologia

Postado por Undb em 03-09-2024 9:00