Dentre todas as funções que conhecemos da área da saúde, certamente o enfermeiro é uma das mais conhecidas. O enfermeiro é o profissional que atua na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças nas pessoas, além de lidar diariamente com o cuidado humano.
📩 Quer saber mais sobre a UNDB e conhecer nossas condições especiais de ingresso?
Deixe seu contato para ficar por dentro de todas as novidades.
📥 Quero saber maisSabemos que de uma maneira geral o enfermeiro é o profissional responsável em auxiliar os médicos e cuidar dos pacientes dentro de sua área. Mas como é o dia a dia deste profissional ? Quais as áreas que ele pode atuar ? Qual é a função de um enfermeiro?
Preciso te dizer que as as funções desses profissionais vão além dos cuidados com os pacientes em hospitais e podem contemplar atividades bem diferentes. Preparamos um conteúdo completo para você ficar sabendo um pouco mais sobre as funções desse profissional da área da saúde.
O que faz um enfermeiro ?
A principal atividade de um enfermeiro envolve o cuidado de pessoas. Ele basicamente presta assistência ao paciente aplicando injeções, fazendo curativos e etc, tudo isso para garantir o conforto e bem estar durante o tratamento de doenças e internação dos pacientes.
Ele é o profissional que pode desempenhar desde de essas funções mais simples, até os mais complexos casos como por exemplo, auxiliar médicos durante uma cirurgia de risco. A maioria desses profissionais podem atuar em instituições de saúde: hospitais, clínicas e postos de saúde.
O enfermeiro pode desempenhar várias funções dentro do seu segmento, até mesmo trabalhar com o atendimento em casas de parto, na área de estética, em laboratórios e centros de diagnósticos. Existem outras áreas em que o enfermeiro pode realizar suas funções, são elas:
Enfermagem Médico-Cirúrgica
A função do enfermeiro nessa área consiste em ter cuidados pré e pós operatórios com os pacientes. Essas atividades geralmente ocorrem em prontos-socorros, clínicas e hospitais. Além disso, o profissional é autorizado e pode auxiliar o médico responsável em cirurgias, sendo elas de pequeno e médio porte.
Enfermagem geral
Tida como umas das áreas mais conhecidas, a enfermagem geral comanda as equipes compostas por técnicos auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.
Nessa área também o profissional atua na parte administrativa, isso porque, dentre as funções que desempenha, ele pode realizar cadastros de pacientes, registrar quadros clínicos, dentre outras atribuições.
Enfermagem pediátrica
Na enfermagem pediátrica o enfermeiro trabalha diretamente no cuidado com as crianças. Se essa é uma meta para você, essa área é perfeita. O profissional atua pode atuar no acompanhamento e avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança.
Além disso, pode atuar fazendo o acompanhamento constante desses pacientes em casos de doenças graves, auxiliando na superação e na recuperação dessas crianças. Vale ressaltar também que o enfermeiro pode incentivar o aleitamento materno, orientando também os pais quanto aos cuidados com os recém-nascidos.
Home Care
O enfermeiro que trabalha na função de home care pode cuidar de pacientes em suas próprias casas. Geralmente, são pessoas que receberam alta de hospitais e ainda necessitam de cuidados especiais durante o tratamento. O profissional de enfermagem também pode cuidar de idosos ou pessoas com doenças crônicas e dependência da assistência especializada.
Saúde coletiva
Nessa área da saúde, o enfermeiro desempenha sua função na atenção primária e saúde coletiva atuando no desenvolvimento do potencial humano, realizando atividades para indivíduos, famílias e comunidades.
É uma função que enfatiza a atenção primária, a educação em saúde, considerando uma visão multidimensional dos problemas de saúde e a necessidade de ações que vão além do cuidado direto do enfermeiro.
Urgência e emergência
Na realização da prática da urgência emergência é realizada por uma equipe multidisciplinar e multiprofissional, sendo o enfermeiro o responsável pela gestão dos processos na assistência em urgências e emergências.
É nessa área que o enfermeiro cuida dos pacientes em caso de urgência e emergência, gerando a necessidade de atuação de outros profissionais, como o médico, entre outros.
Administração de medicamentos
Outra função em que o enfermeiro é encarregado de desempenhar em seu ambiente de trabalho é a administração de medicamentos, que ocorre tanto com aqueles pacientes internados e/ou em observação quanto com aqueles que procuram unidades de urgências para serem atendidos.
O profissional exerce o cargo assistencial ou de controle da farmácia hospitalar e trabalha em consenso com a equipe médica do local para evitar uma superlotação dos serviços de saúde.
Portanto, essas são algumas das áreas onde o profissional de enfermagem pode desempenhar suas principais funções essenciais dentro de unidades de saúde. E para ser um destaque nessa profissão e conquistar posições profissionais desejadas de emprego, o primeiro passo é estudar em uma instituição de ensino de qualidade.
Onde estudar Fisioterapia ?
O curso de enfermagem da UNDB que irá te fazer se tornar um enfermeiro requisitado no mercado de trabalho é de bacharelado e possui duração de cinco anos, na modalidade presencial.
O curso conta com muitas atividades práticas em laboratório, onde o aluno pode ter a oportunidade de testar seus conhecimentos e aprender a realizar os procedimentos, com materiais de qualidade e infraestrutura de ponta.
O uso da metodologia ativa e o rigor avaliativo aliados à conexão com a comunidade e o mercado de trabalho faz com que a instituição se torne uma das mais bem avaliadas no ranking entre as melhores faculdades particulares de São Luís.
A UNDB possui salas de aulas modernas com equipamentos de ponta, laboratórios e biblioteca com grande acervo e aberta para as pesquisas dos alunos.