Dennis Mantovani - mar 11, 2020

Filho conectado o tempo todo? Ensine-o a estudar com a internet!

Garoto viciado no celular que ilustra como o uso da internet por adolescentes pode estar sendo mal feito

Controlar o uso da internet por adolescentes não é nada fácil. Ainda mais quando o smartphone virou o protagonista, roubando toda a atenção dos jovens. Ouvir música, ver vídeos, acessar as redes sociais, mandar mensagens: todas essas atividades ficaram concentradas em um único aparelho que, no entanto, não deve ser considerado vilão pelos pais.

Estudar conteúdos na internet também é possível, seja pelo celular ou pelo computador. Aplicativos, sites e ferramentas como calculadoras tornam a vida do estudante mais fácil, basta saber usar!

Neste artigo, vamos lhe ajudar a orientar seu filho nos estudos e a ensiná-lo que, para aprender, não é preciso ficar desconectado. Veja:

Mostre páginas que oferecem materiais de estudo

É comum que o material fornecido pela escola não supra toda a necessidade de aprendizado do estudante. Isso não acontece por má qualidade, mas pela impossibilidade de abranger todo o conteúdo da matéria.

Quando isso acontece, o aluno precisa buscar materiais que o ajudem a entender melhor o assunto, como podcasts, videoaulas e sites que oferecem livros gratuitos ou a baixo custo. Em disciplinas como literatura há inúmeros clássicos em PDF disponíveis em sites como o Domínio Público, do governo federal. Nele, seu filho encontrará toda a obra de Machado de Assis, Joaquim Nabuco, além de outros conteúdos em formato de vídeo, áudio e texto.

São outros sites que disponibilizam materiais gratuitos para aprendizado:

Apresente aplicativos úteis aos estudos

A rotina de estudos é determinante para o sucesso no aprendizado. Para ajudar no controle do tempo e na organização de revisões e resolução de questões, o aluno conta com ferramentas fáceis e intuitivas: os aplicativos (apps).

Com os apps, é possível cronometrar e registrar os tempos de estudos, checar o quanto se está aprendendo, aprender novas línguas e até livrar-se das distrações como as redes sociais! Conheça as ferramentas mais úteis:

• Aprovado: ajuda o estudante a controlar as horas de estudo por matéria e acompanhar o desempenho;
  • Duolingo: possibilita ao aluno aprender um novo idioma como o inglês, espanhol, francês, alemão e italiano
  • Nova Ortografia: auxilia o estudante no entendimento das novas regras ortográficas
  • Semper: aplicativo curioso que faz a pessoa resolver uma questão de conhecimentos gerais ou matemática sempre que for desbloquear o celular
  • AppBlock: bloqueia aplicativos e notificações no celular pelo tempo determinado pelo usuário;

Mostre que a Netflix pode ser uma aliada

Quem disse que a Netflix não pode ser um canal de aprendizado? Nela, o aluno não só encontra as séries do momento, como documentários que o ajudam a entender melhor os conteúdos que vê no dia a dia.

Os vídeos, além de serem acessíveis e fomentarem a criatividade, ajudam os alunos mais visuais que têm dificuldades com textos, por exemplo.

Viu que a internet não precisa ser vilã na educação? Aproveite que seu filho faz parte dessa nova geração superconectada e incentive-o a estudar conteúdos na internet por meio de ferramentas amigáveis para ele. O jovem se entediará com menos facilidade e aprenderá os conteúdos com segurança.

Não perca mais nenhum conteúdo sobre a educação de seu filho! Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades em nosso blog.

Confira também nosso artigo sobre 5 séries que todo estudante precisa assistir para se dar bem no ensino médio!

Veja 5 séries que todo estudante precisa assistir!

Escrito por Dennis Mantovani

Media Management do grupo Dom Bosco. Filho de paulista e potiguar, nascido no Pará em 1991 e morando no Maranhão desde 2009.