Postado por Undb em 21-06-2024 13:30

8 dicas que todo estudante de Enfermagem deve saber

enfermagem

Se você está iniciando seu ensino superior em enfermagem, com certeza já deve imaginar como deve ser importante estar sempre preparado para as aulas e estágios. Para garantir o sucesso na sua jornada acadêmica e profissional, existem alguns itens que não podem faltar no seu kit de estudos.

Pensando  nisso, listamos algumas dicas que todo estudante de enfermagem precisa saber. Confira  abaixo!

1 - Interesse pelos estudos

É muito importante que o estudante de enfermagem tenha o interesse em manter os estudos por muito tempo. Além de dedicar-se ao curso e buscar uma instituição completa, com grade curricular atualizada, professores comprometidos com o aprendizado e aulas teóricas e práticas.

Manter-se atualizado por meio de pós-graduações também é um ponto importante a se considerar já no início de seu ingresso no curso de enfermagem. Isso futuramente irá elevar seu currículo a outro nível em relação aos colegas de profissão.

2 - Ser proativo

Proatividade é a atitude que faz o futuro profissional em enfermagem antever uma situação. É aquela pessoa que sempre está disposta e apta a não apenas fazer o que solicitam, mas ir além. Em um ambiente hospitalar, essa característica é fundamental, pois existem muitos imprevistos que acontecem a todo momento.

Dessa forma, o enfermeiro proativo é capaz de enxergar os imprevistos e já se preparar para realizar suas obrigações antes mesmo que alguém peça para fazê-las. Uma boa faculdade de Enfermagem ajuda o aluno a desenvolver essa e todas as características desta lista no dia a dia dos laboratórios e também nos estágios supervisionados.

3 - Ter empatia

Com o desenvolvimento da empatia, o enfermeiro tende a se colocar no lugar de quem está doente, de forma que a relação entre paciente e profissional seja muito melhor, assim como os cuidados com a pessoa.

Respeitar o próximo é muito importante para que o enfermeiro consiga manter o controle em situações adversas e saiba tratar os pacientes da melhor forma. Por isso, o profissional de sucesso deve ser uma pessoa empática.

4 - Inteligência emocional

A função do profissional de enfermagem exige estabilidade emocional para lidar com diferentes situações. Por isso, é necessário conseguir enfrentar momentos complicados sem se abater.

O profissional de enfermagem deve lidar com as pressões do ambiente de trabalho, administrando as situações com equilíbrio e inteligência emocional. Assim, deve aprender a lidar com frustrações e feedbacks negativos, desenvolver resiliência e saber controlar os impulsos.

5 - Boa comunicação

A habilidade de comunicação é fundamental para destacar-se em diversas carreiras. No caso do enfermeiro, essa característica tem um peso ainda maior, já que o profissional trabalha em contato direto com pessoas, como médicos, pacientes, familiares, equipes de saúde, pessoal administrativo, entre outras.

É muito importante saber transmitir mensagens e delegar tarefas de forma clara para evitar erros nos procedimentos, pois isso pode trazer riscos aos pacientes. O enfermeiro deve ser cuidadoso também no preenchimento de prontuários, por exemplo, e saber repassar as principais informações dos pacientes na troca de turno.

6 - Saber liderar

Uma das características de sucesso de um profissional em enfermagem é saber liderar, pois ele deve, muitas vezes, ter iniciativa frente a sua equipe de trabalho e tomar decisões acertadas.

É preciso ser, ao mesmo tempo, incisivo e sensível, e exercer a liderança de maneira eficaz. Assim, você conseguirá conduzir a equipe e o paciente a um caminho que entregue os melhores resultados com menos tempo.

enfermagem1

7 - Evite deixar suas tarefas para a última hora

A Organização também conta muito! Quanto antes terminar, melhor. Baixe um aplicativo de tarefas ou faça um grande calendário na parede. Anote dias de prova, estágio, entregas de trabalho, apresentações.

8 - Busque realizar cuidados complexos

Aferir pressão arterial e aferir glicemia são procedimentos comuns que você irá fazer corriqueiramente para o resto da vida profissional. Ter a oportunidade de cuidar daquele paciente com doença rara ou fazer aquele curativo de uma lesão complexa são oportunidades que nem sempre estarão à sua disposição.

Onde estudar Enfermagem ?

Por ser uma área é uma profissão bastante abrangente, o curso de Enfermagem costuma ser bastante procurado, portanto ele é facilmente encontrado nas faculdades. Escolher uma boa faculdade para iniciar sua graduação é muito importante para que seu futuro profissional seja garantido e você consiga credibilidade no mercado de trabalho.

A UNDB é uma instituição que é referência de ensino, sendo uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região.

O curso de Enfermagem da UNDB tem duração de cinco anos sendo ofertado no período matutino. Durante esse período, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você possa aprender as disciplinas da melhor forma, se tornando um profissional completo futuramente.

Então, agora que você já sabe qual é a faculdade ideal para você iniciar sua graduação. Quer se tornar um estudante da UNDB?  Você pode ingressar na instituição com o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni ou até mesmo a transferência externa.

Para os que desejam financiar os estudos, a UNDB oferece também algumas modalidades de financiamento, como:

Essas modalidades também podem te ajudar a realizar seu sonho do ensino superior e conquistar sua carreira profissional. Saiba mais detalhes sobre nossas formas de ingresso clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.

Tópicos: enfermagem

Postado por Undb em 21-06-2024 13:30