Arquiteto e Urbanista é profissional que fica responsável por projetar os diversos espaços que podem ser destinados a vários fins. O profissional vai elaborar um projeto arquitetônico com o objetivo de aproveitar o espaço ao máximo, dando a ele uma funcionalidade, beleza, conforto e praticidade.
Também é dada a ele a tarefa de definir o tamanho de cada ambiente, a localização de cada elemento da construção, por exemplo, ele é responsável por decidir a localização das portas e janelas e decidir os materiais que deverão ser utilizados na construção.
O Arquiteto e Urbanista pode atuar também na realização de projetos de arquitetura e urbanismo voltada às inspeções e vistorias periódicas realizadas na obra, além de atuar como paisagista, no planejamento e projeção de áreas não construídas.
O profissional em arquitetura e urbanismo é um profissional bastante solicitado no mercado imobiliário. Preparamos um conteúdo bem legal para te mostrar quais são as principais funções que o arquiteto pode desempenhar ao longo de sua carreira. Acompanhe!
Qual é a função do arquiteto e urbanista ?
Você tem dúvida de qual é a função do arquiteto e urbanista ? Pois saiba que essa profissão conta como algumas funções pertinentes a essa área de acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Confira algumas das principais funções desempenhadas por esse profissional:
- Planejamento de obras;
- Execução de obras;
- Gestão de obras;
- Ensino e pesquisa de arquitetura e urbanismo;
- Atividades especiais em arquitetura e urbanismo;
- Engenharia de segurança do trabalho.
Para cada área, o profissional pode desempenhar um cargo específico, com funções diferentes e focos específicos de trabalho. Confira agora algumas dessas funções:
Arquiteto de patrimônio
Essa área que é pertinente ao profissional de arquitetura é a área onde o profissional tem como função o trabalho com patrimônios históricos. Eles são responsáveis pela preservação e pela restauração de obras que possuem uma relevância histórica, como prédios e monumentos.
Nesse caso, é comum que os profissionais desse ramo atuem em órgãos governamentais. E um dos lugares onde se emprega esse tipo de profissional é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Podendo também desempenhar suas funções no âmbito privado.
Uma das principais funções nesse segmento é o de acompanhar e fiscalizar os lugares históricos. Porém, é possível trabalhar em projetos que atuam na recuperação dessas áreas.
A obtenção do ensino superior já é suficiente para trabalhar nessa área. No entanto, se especializar ou realizar um mestrado pode ser um diferencial para conseguir uma boa colocação no mercado, principalmente fora do país.
-2.jpg)
Arquiteto de edificações
Essa área pode ser uma das mais conhecidas entre o público geral. Os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por planejar e acompanhar a execução e o andamento de obras de construção civil.
O arquiteto e urbanista deve ter a capacidade de adaptar as necessidades dos clientes aos espaços disponíveis na obra. Como por exemplo, análise do terreno, verificação do impacto ambiental da obra, modelagem 3D e análise de custos.
Esses profissionais costumam realizar suas funções tanto em âmbito privado, em escritórios ou como funcionários de organizações. Mesmo fazendo parte de todo o acompanhamento e organização da obra, é muito comum que eles também trabalhem em companhia de um engenheiro civil, que nesse caso, fará a planta estrutural de um projeto.
Urbanista
O urbanismo está presente no nome da maioria dos cursos de arquitetura no Brasil. No entanto, vale ficar atento, caso o seu curso não ofereça uma habilitação em urbanismo, você não poderá trabalhar com isso quando concluir sua formação.
Mas o que é o urbanista? Bom, os arquitetos habilitados em urbanismo irão atuar não só no planejamento de uma edificação, mas de todo o seu entorno. Isso significa planejar desde praças, condomínios e parques até cidades.
Paisagista
No paisagismo, o arquiteto é responsável por planejar e acompanhar a execução de projetos ao ar livre com jardins e vegetação. Esses projetos podem ser elaborados tanto em espaços públicos ou privados.
Aqui no país é muito comum encontrar técnicos em paisagismo desempenhando essas funções ou até mesmo arquitetos de edificações podem assumir essa responsabilidade. Porém, no exterior, o paisagista pode ser um arquiteto especializado.
Onde estudar arquitetura e urbanismo ?
Agora que você já sabe um pouco das principais funções de um arquiteto e urbanista e de como essa profissão pode ser tão expansiva e gerar altos ganhos no mercado de trabalho. Que tal conhecer a faculdade perfeita para você iniciar esse sonho ?
Na UNDB, a graduação em Arquitetura e Urbanismo na UNDB qualifica e prepara o aluno para esse cenário bastante concorrido, oferecendo aos alunos uma estrutura de excelência e prezando pela qualidade de ensino proporcionada por aulas dinâmicas, além de salas de aula equipadas e laboratórios de última geração.
Além disso, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB ainda tem a disposição o espaço LUPA (laboratório de Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura e Artes), cujo o objetivo é ser um núcleo multidisciplinar servindo como apoio nas aulas e melhorando as relações entre professores e alunos nas aulas práticas e teóricas.
Quer garantir um futuro brilhante na profissão ? Você pode ingressar nos cursos da UNDB fazendo sua inscrição pelo nosso site, clicando aqui ou entre em contato com a equipe da UNDB pelo relacionamento@undb.edu.br. Não perca tempo, estamos esperando por você.



