Postado por Undb em 14-05-2024 9:30

Transferência Externa: como funciona, o que é e muito mais!

transferencia externa

Às vezes, no decorrer da nossa trajetória acadêmica, é comum sentirmos a necessidade de mudanças, seja por razões pessoais, profissionais ou acadêmicas. Uma dessas mudanças é a transferência externa no ensino superior, uma modalidade que permite ao estudante trocar de instituição de ensino no curso de sua formação.

Será que sabemos realmente como tudo isso funciona? Você sabe quais são as vantagens de realizar uma transferência externa, como se dá o processo seletivo e quais os documentos são necessários para realizar este procedimento?

Neste conteúdo iremos desmistificar todo esse processo, oferecendo um panorama completo sobre o assunto, desde o conceito da transferência externa, passando pelas suas vantagens, o processo seletivo envolvido e documentos necessários para realizar este movimento.

O que é transferência externa no ensino superior?

Basicamente, a transferência externa no ensino superior é um processo que permite que um estudante migre de uma instituição de ensino para outra,  em geral, de universidades particulares para públicas ou vice-versa.  Esse tipo de transferência é uma opção para alunos que desejam trocar de instituição, seja por motivos acadêmicos, pessoais ou por necessidades geográficas.

Quais os motivos para transferência

Existem vários fatores que podem levar um estudante a optar pela transferência externa. Alguns dos principais são:

• Qualidade de ensino: Alguns estudantes podem considerar que a qualidade do ensino em sua instituição atual não atende às suas expectativas, e buscam transferir-se para uma instituição renomada.
  • Oferta de cursos: O aluno pode buscar uma instituição que ofereça cursos ou especializações na área de seu interesse, que não estejam disponíveis em sua instituição de origem.
  • Proximidade geográfica: Motivos pessoais ou familiares podem fazer com que o aluno busque uma instituição de ensino mais próxima de sua residência.

Como funciona o processo de uma transferência externa?

Bom, para realizar o processo de uma transferência externa, o estudante precisa passar por uma série de requisitos e que os torne apto para realizar este tipo de procedimento acadêmico. Alguns deles são:

Requisitos básicos para transferência externa

É importante verificar os requisitos básicos estabelecidos pela instituição de ensino primeiramente. Normalmente, é necessário estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ter concluído um mínimo de créditos equivalentes ao primeiro período do curso.

Documentação necessária

Durante todo o processo, o estudante deve apresentar uma série de documentos para comprovar sua situação acadêmica e histórico escolar. Entre os documentos mais comuns estão o histórico escolar atualizado, programa das principais disciplinas cursadas, declaração de vínculo com a instituição de origem, além de documentos pessoais como RG e CPF.

Vagas disponíveis

A quantidade de vagas disponíveis para transferência externa pode variar de acordo com cada instituição de ensino. Em algumas situações, as vagas são limitadas e é realizado um processo seletivo mais restrito. Por isso, é importante verificar a quantidade de vagas disponíveis e a concorrência do curso desejado.

transferencia12

A partir de qual período pode fazer transferência externa?

Cada instituição possui suas próprias normas e diretrizes sobre transferência externa. Mas, de forma geral, é possível solicitar transferência externa a cada fim de semestre, independentemente de ser o primeiro ou o último período de curso.

Se você já cursou 2 anos de um curso, mas quer fazer transferência externa, pode estar com receio de ‘’perder’’ esses 2 anos, certo? Por isso, um dos pontos mais importante para ter convicção é conferir a grade curricular de ambas as instituições ou da própria instituição do curso para avaliar a possibilidade de também aproveitar as disciplinas de transferência externa.

Posso trocar de faculdade sendo aluno do FIES ou ProUni?

A resposta é sim. Se você estuda utilizando o Financiamento Estudantil (FIES) ou o Programa Universidade para Todos (ProUni), você pode participar do processo seletivo de transferência externa.

Mas, antes de se candidatar, é preciso se certificar que a instituição para a qual você deseja ir está devidamente inscrita nos programas e tem vagas disponíveis no curso pretendido. Além de verificar as próprias regras individualmente impostas pelos programas.

Realize seu sonho do ensino superior, venha para UNDB

Na UNDB  oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas. Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.

Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas.

Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 8° Melhor Centro Universitário do Brasil.

Inclusive, para você que deseja transferir seu curso para uma outra instituição de ensino, saiba como é nosso processo seletivo para transferência externa e escolha sua melhor opção para concluir seu ensino superior.

Tópicos: como pedir transferência de faculdade, transferência de curso, transferência do prouni, transferência do fies

Postado por Undb em 14-05-2024 9:30